Pular para o conteúdo
Geral

Senador defende posição de Dilma na guerra entre Israel e Palestina

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apoiou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (30), a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o embaixador brasileiro em Tel-Aviv, Henrique Sardinha, para consultas relacionadas ao conflito entre Israel e Palestina. O Itamaraty, há alguns dias, condenou “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de G...
Arquivo -

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apoiou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (30), a decisão da presidente Dilma Rousseff de convocar o embaixador brasileiro em Tel-Aviv, Henrique Sardinha, para consultas relacionadas ao conflito entre Israel e Palestina.

O Itamaraty, há alguns dias, condenou “energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza” e o votou a favor da criação de uma comissão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para investigar possíveis crimes de guerra cometidos durante o conflito. Como resposta, Israel chamou o Brasil de “anão diplomático”.

Para Cristovam, Dilma agiu corretamente ao manifestar o descontentamento do povo brasileiro.

– Ela falou em meu nome – resumiu.

Ao comentar os atentados recorrentes, Cristovam Buarque pontuou duas hipóteses para a matança que se vê de civis palestinos – principalmente, mulheres e crianças. Na opinião dele, ou trata-se de “incompetência muito grande na maneira como estão atrás de alguns terroristas ou de insensibilidade moral muito grande na maneira como as Forças Armadas de Israel estão sendo usadas”.

– Jogar foguetes indiscriminadamente contra Israel é um ato terrorista, que deve ser combatido. Mas não podemos nos calar pelo fato de, ao tentar acabar com alguns terroristas, Israel estar destruindo um povo inteiro.

Na avaliação do senador, a maneira de Israel defender a sua paz é equivocada, pois há o risco de as crianças palestinas sobreviventes mais tarde serem recrutadas como soldados da guerra contra Israel. Ele classificou como “dramático” o corte de energia de uma região inteira, porque isso provoca o fechamento de hospitais e escolas, além de as famílias perderem os alimentos estocados em geladeiras.

– O futuro de Israel não se constrói com a escuridão de Gaza. Essa guerra não está compatível com o espírito humanista do povo israelense – criticou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nicole Kidman exibeu novo visual com cabelo curtíssimo no Met Gala 2025

Nenhum aposentado terá prejuízo, diz Lula sobre descontos indevidos

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Prefeitura de Caarapó seleciona OSCs para levar universitários até Dourados. (PMC, Divulgação)

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Últimas Notícias

Polícia

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

A garota acusa o padrasto pela suposta violência.

Especial

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Em Campo Grande, 240 mulheres privadas de liberdade são mães

Especial

Quando a vida surpreende, mães reinventam ‘manual da maternidade’

Quando a expectativa sobre os filhos é rompida, mães se veem solitárias, mas descobrem não haver manual para maternidade

Trânsito

Moto-entregador é levado para UPA após ser atingido por carro na Gury Marques

No mesmo trecho, outro acidente teria provocado congestionamento no momento da colisão