Pular para o conteúdo
Geral

Concessionária de saneamento usa tecnologia israelense em Campo Grande

O CEO da TaKaDu, Amir Peleg, veio de Israel a Campo Grande para conhecer de perto como está sendo aplicada na cidade a tecnologia de gestão dos sistemas de água desenvolvida pela empresa. O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, recebeu o fundador da TaKaDu nesta segunda-feira, 14/07. A multinacional é responsável por desenvolver […]
Arquivo -

O CEO da TaKaDu, Amir Peleg, veio de Israel a para conhecer de perto como está sendo aplicada na cidade a tecnologia de gestão dos sistemas de água desenvolvida pela empresa. O presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, recebeu o fundador da TaKaDu nesta segunda-feira, 14/07. A multinacional é responsável por desenvolver o software que permite monitorar remotamente dados da rede de abastecimento de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos, entre outros. A Capital sul-mato-grossense é a primeira cidade brasileira a utilizar a tecnologia em saneamento.

Conforme Peleg, o software da TaKaDu é uma importante ferramenta para a concessionária, porém é a equipe da Águas Guariroba, que opera e conhece o sistema de abastecimento de água, a responsável por contribuir com a efetiva melhoria dos serviços. “A tecnologia não representa muita coisa se não há uma boa equipe para utilizar e criar em cima do sistema e este papel vem sendo muito bem desempenhado na Águas Guariroba”, avaliou. Peleg conheceu a tecnologia que já é utilizada pela empresa dentro do Centro de Controle Operacional (CCO). Inaugurado em 2008, o CCO da concessionária de Campo Grande é um dos mais modernos do no setor de saneamento. No local são gerenciados remotamente os sistemas de água e esgoto da cidade.

Ainda de acordo com o CEO da TaKaDu, Amir Peleg, reduzir o índice de perdas de água, que em Campo Grande já é um dos menores do País, melhorar a disponibilidade dos setores de fornecimento e melhorar o tempo de resposta em manutenções são alguns dos objetivos da aplicação do programa nas empresas de saneamento.

Austrália, Espanha, Portugal, Israel, Chile, Holanda e Inglaterra são outros países que utilizam a mesma tecnologia da TaKaDu na gestão do saneamento. A Águas Guariroba está investindo R$ 2 milhões para a implantação do software, que é padrão em todos os países. Toda semana há uma atualização no sistema. Essas melhorias vem da equipe de pesquisa e desenvolvimento, mas também de sugestões das equipes que utilizam a tecnologia.

O sistema, implantado desde o início do ano na Águas Guariroba, empresa da companhia Aegea, permite que os técnicos visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saibam sua localização no mapa da cidade. O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Segundo o presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, Campo Grande será um modelo de inovação para outras cidades atendidas pela Aegea. “Fomos até Israel e vimos esse sistema funcionando. Nossa expectativa em relação a ele é muito grande e vamos trabalhar fortemente para obter bons resultados. Se tudo der certo, com certeza será replicado nas outras empresas da Aegea”, destaca Fonseca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Últimas Notícias

Cotidiano

Rodolfo Nogueira critica invasões e cobra apoio federal ao produtor na abertura da Expoagro

O parlamentar foi crítico ao Governo Lula que, segundo ele, "virou as costas" para o produtor rural no Brasil

Famosos

A$AP Rocky entrega pista sobre o nome do terceiro filho com Rihanna; entenda

Rihanna anunciou a gestação do terceiro filho com A$AP Rocky na última semana, durante o MET Gala; agora, o rapper revelou um detalhe sobre o nome do bebê

Cotidiano

Com meta de aplicar 3 mil doses, população lota drive de vacinação contra a influenza no Centro

O drive de vacinação montado no quartel do Corpo de Bombeiros segue aberto até às 18h

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)