Pular para o conteúdo
Geral

Mercosul está pronto para fazer oferta comercial à UE em janeiro, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira, que o Mercosul está pronto para apresentar sua oferta comercial à União Europeia em negociações sobre um acordo entre os dois blocos e que isso deve ocorrer no próximo mês. “Devemos buscar elevar o nosso comércio a um novo nível tanto em termos de quantidade, como de equilíbrio”, […]
Arquivo -

A presidente Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira, que o Mercosul está pronto para apresentar sua oferta comercial à União Europeia em negociações sobre um acordo entre os dois blocos e que isso deve ocorrer no próximo mês.

“Devemos buscar elevar o nosso comércio a um novo nível tanto em termos de quantidade, como de equilíbrio”, disse Dilma no Encontro Econômico Franco-Brasileiro, na Federação das Indústrias do Estado de (Fiesp), com participação do presidente francês, François Hollande.

“Nós temos excelentes oportunidades à nossa frente, o avanço das negociações comerciais entre o Mercosul e União Europeia é uma delas”, acrescentou.

“O e o Mercosul já estão prontos para fazer a oferta comercial, esperamos que a troca de ofertas se realize em janeiro.”

A uma plateia composta principalmente de empresários, Dilma garantiu que a situação econômica do Brasil é sólida e que o país “é e continuará sendo uma opção segura e atraente para investidores de quaisquer países”.

“Os fundamentos macroeconômicos brasileiros são sólidos. Nosso endividamento líquido permanece baixo, em torno de 35 por cento do PIB. Nossas reservas internacionais correspondem a 376 bilhões de dólares. Mantemos nosso compromisso com a estabilidade e o controle da inflação, que aliás fechará 2013 dentro da meta pelo décimo ano consecutivo”, disse.

A presidente disse ainda que o país mantém rigorosa disciplina fiscal e está empenhado em melhorar a qualidade do gasto público. E reiterou que o Brasil está entre os três países do G20 com resultados positivos em matéria de superávit primário neste ano.

Dilma também falou sobre a crise econômica mundial, e afirmou que a única maneira de superá-la é apor meio de estímulos à economia.

“A plena superação dos efeitos da crise econômica dos últimos anos somente será alcançada com medidas que estimulem a economia, promovam a geração de empregos, incrementem os salários e fomentem o comércio internacional em bases equilibradas e em benefício de todos os países”, avaliou.

Hollande, por sua vez, classificou a Europa como “primeira potência econômica”, disse que o continente deve se voltar à América Latina e defendeu o investimento como tábua de salvação para a economia.

“Não há solução para a nossa economia que não seja o investimento”, assegurou o líder francês.

Hollande iniciou a visita ao Brasil na quinta-feira e a encerra nesta sexta. Dilma, por sua vez, segue no Estado de São Paulo, onde inaugura um hospital municipal em São Bernardo do Campo ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro