Pular para o conteúdo
Geral

Especialistas abrem caixas-pretas do avião presidencial polonês

Especialistas russos e poloneses abriram neste domingo as duas caixas-pretas do Tupolev-154 que caiu no sábado na cidade russa de Smolensk com o presidente Lech Kaczynski e outros alto cargos da Polônia a bordo.  “As caixas-pretas foram abertas na presença da parte polonesa, incluindo representantes da Procuradoria, e também do comitê de instrução da Procuradoria […]
Arquivo -

Especialistas russos e poloneses abriram neste domingo as duas caixas-pretas do Tupolev-154 que caiu no sábado na cidade russa de Smolensk com o presidente Lech Kaczynski e outros alto cargos da Polônia a bordo.

 “As caixas-pretas foram abertas na presença da parte polonesa, incluindo representantes da Procuradoria, e também do comitê de instrução da Procuradoria russa”, informou o Ministério de Transporte da Rússia, segundo as agências do país.

As duas caixas, uma com gravações das últimas conversas mantidas entre os pilotos do avião acidentado e os operadores da torre de controle, e outra com os parâmetros de voo, foram levadas ao laboratório do Comitê de Aviação Interestatal. Além disso, especialistas poloneses foram também hoje a Smolensk para investigar as causas da catástrofe, na qual morreram 97 pessoas.

“Nas pesquisas no local do acidente participam ativamente 11 investigadores e promotores poloneses”, assegurou Vladimir Markin, porta-voz do comitê de instrução da Procuradoria russa, à agência oficial “Itar-Tass”.

O avião Tupolev-154 no qual viajava o presidente polonês caiu perto do aeroporto militar Severni de Smolensk, capital da região russa fronteiriça com Belarus.

As autoridades russas responsabilizam os pilotos do avião, que teriam desobedecido as ordens dos controladores aéreos, pelo acidente.

Aparentemente, os controladores do aeroporto sugeriram aos pilotos que desviassem a aeronave para Belarus, mas “a tripulação decidiu prosseguir o voo”, assinalou o enviado do Kremlin à região, Gennady Poltavchenko.

Por sua vez, o ministro de Transporte russo, Igor Levitin, assegurou que “o piloto do avião decidiu por conta própria” efetuar a aterrissagem, apesar da pouca visibilidade na região por conta de um denso nevoeiro.

De acordo com a Procuradoria russa, o piloto do avião realizava a quarta tentativa de aterrissagem quando ocorreu o acidente, pois desceu demais e uma asa da nave se enganchou nas árvores.

O aeroporto moscovita de Domodedovo já recebeu dois helicópteros com os restos mortais dos passageiros mortos para sua análise e identificação.

Enquanto isso, aviões charter com os familiares das vítimas do acidente chegarão esta tarde à capital russa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bataguassu licita obra de creche do Proinfância que poderá receber até 188 alunos por turno (FNDE, Divulgação)

Com licitação prevista para este mês, creche em Bataguassu custará até R$ 5,6 milhões

Dia das Mães: Busca por presentes de última hora movimenta o centro de Campo Grande

Família aposta em vendas de cestas artesanais para o Dia das Mães em Campo Grande

Adriane Lopes toma vacina e desafia população para esgotar doses no Dia ‘D’

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Últimas Notícias

Cotidiano

Presídios de MS reforçam segurança no Dia das Mães

Tradicionalmente há aumento na movimentação interna durante a data, disse Agepen-MS

Transparência

Caarapó chama OSCs interessadas em levar universitários até Dourados por R$ 965 mil

Prefeitura de Caarapó abriu chamamento público para firmar termo de colaboração com OSCs interessadas no transporte de universitários do município até Dourados

Transparência

MPMS abre inquérito após prefeitura de Jaraguari ignorar ofícios sobre danos ambientais

Investigação apura suposto dano ambiental provocado pela instalação de núcleo industrial próximo à cabeceira do Córrego Buriti

Le Blog Maria Antonia

Câmara do Rio aprova projeto de lei que cria o ‘Dia da Cegonha Reborn’

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou um projeto de lei que institui o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário da cidade, em sessão realizada recentemente . O texto ainda precisa passar pela sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD). A proposta seria uma homenagem às artesãs que criam bonecos ultrarrealistas de bebês, chamadas … Continued