Há mais de 20 dias sem chuvas, continua em alerta de baixa umidade relativa do ar do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta terça-feira (5), a variação do ar está de 20 a 30%, devido à atuação de uma massa de ar seco sobre o Estado.

O aviso de nível amarelo, perigo em potencial, inicia às 11h e encerra às 19h, com atenção para risco de incêndios florestais e à saúde. Neste período, a orientação é ingerir bastante água, evitar e esforço físico ao sol. Em casos de emergência ou pedido de orientação, o morador pode entrar em contado com o Corpo de Bombeiros, pelo 193 ou Defesa Civil, no telefone 199.

As cidades em alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, e Três Lagoas.

alerta do inmet
Alerta do Inmet. (Foto: Reprodução)

Alerta de massa de ar seco

A previsão para esta terça-feira, segundo o (Centro do Monitoramento do Tempo e do Clima), é de tempo firme e seco, com sol e poucas nuvens devido a atuação de uma massa de ar seco e quente no Estado, que faz com que as temperaturas fiquem mais amenas durante a noite, madrugada e amanhecer e que tem aumento gradativo ao longo do dia.

De acordo com o instituto, são esperadas as temperaturas mínimas de 12°C e máxima de até 29°C na região leste. Já na Capital vai seguir com mínima de 17°C e máxima de 30°C.