registrou a noite mais gelada do ano, na segunda (16) e na madrugada desta terça-feira (17), com menores temperaturas e recorde em sensação térmica negativa. A equipe da SAS (Secretaria Municipal de ) abordou 27 pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade durante o plantão noturno.

Dos atendimentos, cerca de 22 pessoas recusaram ir para o abrigo passar a noite, mas todos aceitaram cobertores. Apenas cinco aceitaram pousar no Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). Os locais são destinados para convívio em grupo, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

Vale ressaltar que as equipes de abordagem da Política de Assistência Social fazem a oferta dos serviços às pessoas em situação de rua, que têm por opção aceitar ou não. As recusas de atendimento por parte da população em situação de rua são um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, Inciso XV.

Noite mais gelada do ano

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, cidades de MS registraram sensação térmica negativa na madrugada de hoje, como de -1°C. O especialista explica que o fenômeno é conhecido como ‘geada negra', pois, ocorre quando o intenso resfriamento noturno provoca o congelamento sobre as plantas.

O frio deve continuar nos próximos dias, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou alerta para onda de frio que avança do sul do Brasil para o Estado. Nesta terça-feira (17), todos os municípios de Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas amenas, com mínimas abaixo de 5°C na média.

O aviso do instituto foi prolongado até a quarta-feira (18) e pode durar até o fim da semana. O aviso é de risco à saúde, devido à queda nos termômetros, principalmente, na região sul do Estado, como Mundo Novo, e Naviraí.