O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou edital de abertura do processo seletivo para ingresso nos de FIC (Formação Inicial e Continuada) oferecidos pelo Programa Qualifica Mais Energif e Qualifica Mais Progredir. São 410 vagas no total, sendo 160 para o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, com 80 vagas para e outras 80 para Três Lagoas.

Para concorrer à vaga, é preciso ter mais de 18 anos e ensino fundamental completo. Outras 250 vagas são para o MEI (Microempreendedor Individual), ofertado apenas em Campo Grande. Neste curso, também é necessário ser beneficiário do Programa ou estar cadastrado no CadÚnico, ou NIS.

As aulas serão presenciais, no período noturno com início às 18h50 e término às 22h45. Há possibilidade de haver atividades nas manhãs de sábado também, de forma esporádica.

As inscrições podem ser feitas pela Página do Candidato, a partir desta quarta-feira (13) e até dia 29 de abril. O candidato precisa enviar digitalmente, em arquivo único, uma fotocópia dos documentos em PDF, Word ou Zip.

Os documentos necessários são:

  • RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  • Documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  • Foto 3×4 recente.

A seleção acontecerá por meio de sorteio eletrônico, com previsão para acontecer no dia 5 de maio, e o resultado deverá ser divulgado no dia 9.

Após o período de recurso, a classificação final do processo seletivo e primeira chamada para matrículas estão previstas para o dia 12 de maio.

O início do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis está marcado para 25 de maio, e pode ser dividido em duas turmas.

Já o curso de Microempreendedor Individual começa no dia 14 de junho e poderá ser ofertado em etapas no decorrer do ano.