Neste mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Cultura de MS realiza o Sábado Literário “Vozes femininas da Literatura em MS”, com lançamento de livros de quatro escritoras sul-mato-grossenses: Tania Souza, Diana Pilatti, Adriana Albertti e Joseane Souza, que também fazem parte do projeto nacional Mulherio das Letras.

O evento será realizado no dia 26 de março, às 17 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim.

Sobre as escritoras

Tânia Souza é natural de mas vive atualmente em . É professora, poeta e escreve literatura para infância, contos que passeiam pelo insólito, ficção cientifica e realismo fantástico. Atualmente, é colaboradora da Revista Fantástica Caligo e participante dos grupos de leitura Vórtice Literário e Leia mulheres.

“Microficções e outras fantasmagorias poéticas” é o sétimo livro de Tânia Souza, sendo o volume 33 da III Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras. Também nas ilustrações, feitas por Diana Pilatti, aparece essa mescla de tecnologia e elementos da natureza, um contraste que perpassa todo o livro.

Diana Pilatti é poeta e professora. Nasceu em 21 de março de 1979, no Dia Internacional da Poesia, em Foz do Iguaçu (PR), mas mora em Campo Grande. É autora dos livros de poemas Palavras Avulsas, volume 7 da I Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras (2019), coleção que esteve entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2020, na categoria Inovação: Fomento à leitura; Palavras Póstumas; Palavras Diáfanas, e seu último lançamento Haicais e outros poemínimos, volume 10 da III Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, Faz parte do Coletivo Literário Mulherio das Letras e do Coletivo Literário Independente Tarja Preta.

Adrianna Alberti é escritora, revisora, leitora crítica e doutoranda em Estudos de Linguagens UFMS, mestre e bacharel em Letras pela e bacharel em Psicologia pela UFMS. Em 2021, lançou seu primeiro livro em ebook, O Silêncio na Ponta dos Dedos, reunindo poesias escritas desde os 14 anos até os dias atuais. Esse livro foi selecionado para o Prêmio Leia MS da Fundação de Cultura de (FCMS), através da Lei Aldir Blanc. Em 2021, ganhou o segundo lugar na 33ª Noite de Poesia da UBE-MS.

Joseane Francisco é professora de Língua Portuguesa e I.E.L (Iniciação aos Estudos Literários) na Rede Municipal de Educação em Campo Grande, revisora, possui um canal no youtube sobre dicas de português, escritora e mãe. Mora em Campo Grande, com seus filhos e esposo. Graduada em Letras pela UFMS, possui mestrado em Linguagens e Letramentos pela UEMS. Tem publicado o livro “Vozes em mim” e um capítulo do livro Estudos em casa: linguagens, educação e ensino, organização”, intitulado O papel da cultura na criação de fraseologismos no conto Capitoa de Hélio Serejo.