O mercado das está cada vez mais em alta e os contratos inteligentes (smart contracts), utilizados também na rede Ethereum, vão ganhando popularidade. Essa ferramenta é vista como uma das revolucionárias do mercado cripto.

Vários investidores e empresas estão buscando entender mais sobre os contratos inteligentes para começarem a usar tal tecnologia que podem melhorar significativamente o mercado.

O que são contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são códigos que podem ser executados para definir regras estritas, assim como os contratos tradicionais, quando compra ou vende um imóvel, por exemplo.

Esses smart contracts são utilizados, também, para criar uma criptomoeda ou desenvolver sistemas de governanças descentralizados. 

Eles funcionam como se fossem máquinas de vendas, em que podemos comprar uma barra de chocolate, onde o sistema automático responde com a entrada do dinheiro e a com uma saída entregando o chocolate.

Além disso, são capazes de funcionar por conta própria ou sendo implementados junto com qualquer outro contrato. Assim, podem ser programados para que um contrato dependa de outro smart contract.

Os registros são feitos na blockchain para garantir a segurança e uma versão universal, em que os participantes da rede são aqueles que validam os contratos, independente de onde estão localizados no mundo.

Os smart contracts proporcionam mais transparência e redução de custos por serem descentralizados e permitirem a personalização, podendo ser aplicados em diversas finalidades.

Como funcionam os contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes nasceram com o intuito de auxiliar na descentralização das criptomoedas e incluir todo o setor financeiro. Dessa forma, funcionam como uma ferramenta que garante praticidade e mais eficiência.

Atualmente até mesmo um casamento pode ser assinado por meio da tecnologia dos  smart contracts dentro de uma blockchain. Onde se tornam bem mais seguros do que os contratos tradicionais.

Afinal, os contratos inteligentes são registrados na blockchain e podem ser acessados e conferidos pelas pessoas que querem certificar a viabilidade do contrato. Além disso, com a atualização Taproot do Bitcoin, a rede da criptomoeda também vai começar a processar  smart contracts.

Assim como a Ethereum, que permite que os desenvolvedores programem seus próprios smart contracts que são automáticos e responsáveis pela execução e gestão das operações da blockchain

A rede blockchain da Ethereum permite que os usuários possam criar e escrever os programas de contratos inteligentes. Podendo gerenciar acordos e até mesmo a criação de novas criptomoedas.

Vantagens dos smart contracts

As vantagens dos contratos inteligentes estão associadas com:

 Eficiência: visto que eliminam a necessidade de analisar documentos e outros processos burocráticos. Os smart contracts facilitam a movimentação de documentos e assinaturas de contratos.

 Autonomia: as pessoas que vão assinar os contratos possuem toda autonomia e controle sobre o acordo, podendo criar e editar como desejarem.

 Confiança: com os benefícios da tecnologia blockchain, os contratos inteligentes, garante que seus documentos, dinheiro ou dados estejam seguros, eliminando a necessidade de ter que confiar em outra pessoa.

 Segurança: os contratos inteligentes são distribuídos pela rede blockchain, garantindo que não sejam perdidos e nem alterados sem permissão, dando mais segurança e confiabilidade.

 Velocidade: outra vantagem é a velocidade que os smarts contracts proporcionam, o usuário gasta menos tempo e documentação para ter o processo finalizado.

Economia: Fora a economia com o dinheiro. Cartórios, corretoras imobiliárias, assessores, assistências e diversos outros serviços podem economizar usando contratos inteligentes.

Atualmente, esse tipo de solução vem sendo adotada por grandes empresas que buscam economizar e diminuir a burocracia para a assinatura de contratos, além de manter a segurança.

Os contratos inteligentes são uma tecnologia que proporciona melhorias para todo o sistema financeiro, além da economia que pode ser adquirida. A tecnologia pode ser imutável, onde não podem ser alterados e automáticos.

Para as empresas e usuários que estão começando a pensar em utilizar os smarts contracts, vale ressaltar que eles são transparentes e executam as ações que foram projetadas para realizarem.

Por fim, uma característica dos smarts contracts é poder excluir ou alterar um contrato apenas se o programador adicionar tal função no código. Caso contrário, o contrato fica imutável e impossível de ser modificado.

Embora a tecnologia não esteja sendo adotada por governos ou outras empresas, a blockchain e os contratos inteligentes têm sido amplamente aceito por toda a comunidade do mercado cripto.

Afinal, os smarts contracts trazem melhorias revolucionárias para o setor financeiro, pois podem encurtar e facilitar o desenvolvimento de diferentes projetos, com mais segurança, economia, velocidade e eficiência.

Confira esses outros 2 artigos que vão te auxiliar a compreender melhor o mercado das criptomoedas para você começar a investir com segurança:

 

Onde Acompanhar a Cotação da Ethereum?

Por que a Ethereum é melhor que outras altcoins?