Inicialmente vendido por seus irmãos como escravo, José (Juliano Laham) fará parte do grupo de escravos definitivamente egípcios nos próximos capítulos de “Gênesis”, quando for vendido novamente na novela bíblica da TV.

A nova modalidade escravocrata implicará em privações mais severas e até mudanças corporais para total descaracterização humana. Será necessário, inclusive, que o filho de Jacó (Pertônio Gontijo) raspe o cabelo — transformação que não poderia acontecer, já que representa a perda de identidade.

Os cabelos e a barba são símbolos de sua devoção ao Deus de Abraão, segundo a fé dos hebreus, que evitavam cortar os pelos do rosto não só para mostrar que eram homens livres, mas também para exaltar o seu temor pelo todo-poderoso.

Na ocasião, o mercador Issad, com um chicote na mão, olhará para José e Abumani, os examinando. Issad dará uma chicotada no chão, perto de Abumani, e assustará José. Eles então pegam uma pedra afiada para raspar os cabelos dos dois.

Juliano Laham é José em “Gênesis” (Foto: Record TV)

“Se quiser se cortar inteiro e sangrar até à morte, problema seu! Mas acho melhor ficar quieto e deixar eles fazerem o trabalho”, dirá Issad, sádico. “Egípcio nenhum vai comprar escravo com essa cabeleira toda. Quem suportaria os piolhos?”, debochará.

José se desesperará quando chegar sua vez. “Não faz isso comigo, não! Por favor! Não faz isso!”, implorará chorando. “Eu não tenho piolhos. Não precisa raspar meu cabelo. Eu sou hebreu. Meu cabelo faz parte de quem eu sou!”, explicará José.

Irritado, após ridicularizar o filho de Jacó, Issad dirá: “Pois agora vai ter que parecer um egípcio! Andem logo com isso!”, ordenará. Ao ter as madeixas arrancadas, José chorará muito. “Gênesis” vai ao ar de segunda a sexta e as cenas descritas devem ser exibidas nos próximos capítulos.