Mato Grosso do Sul está vivendo uma onda de tempo seco que suspende as previsões de chuva para os próximos dias. Portanto, as pessoas precisam cuidar ainda mais da saúde para lidar com a predominante ao longo desse inverno. Além da garganta e atenção com alergias, sabe o que mais precisa de cuidados especiais? A sua pele.

Como a pele é o órgão do corpo humano que mais sofre com essas variações climáticas – uma vez que está em contato direto com elas – adotar práticas diárias é fundamental para mantê-la saudável, especialmente na região do rosto.

Por isso, convidamos a esteticista Francislene Marques Carneiro, mais conhecida como Fran, para dar dicas simples do que você pode fazer em casa para manter a hidratação, viço, luminosidade e saúde da sua pele no tempo seco. Vamos começar?

1 – Atenção aos banhos quentes

A primeira dica é o cuidado com banhos muito quentes e demorados, pois eles prejudicam a pele. O ideal é tomar banho frio ou morno.

“Além de causar ressecamento da pele, pode causar queda dos pelinhos das sobrancelhas, influenciando também no ressecamento e até mesmo lesões na pele, principalmente ao redor dos lábios”, explica Fran Carneiro.

2 – Hidratação

A hidratação adequada é sempre muito importante para qualquer período do ano. Mas quando a umidade do ar está baixa, é imprescindível se atentar à quantidade de água que você toma diariamente. Para manter a pele saudável, você precisa se hidratar muito bem.

A esteticista ainda reforça que você pode contar com a ajuda de cremes hidratantes nessa tarefa. “O ideal é hidratar o rosto com hidratante facial. Não é recomendado usar o do corpo no rosto”, diz.

Portanto, vale a pena fazer um investimento em dois produtos: um especial para o rosto, que é mais sensível, e outro para o restante do corpo.

3 – Esfoliação

A esfoliação é um passo muito importante para manter a pele saudável, é através desse processo que você tira o excesso de células mortas do rosto, permitindo que outros cuidados penetrem com mais facilidade no local.

“É bem importante esfoliar massageando a pele levemente para mantê-la bem viçosa e com aspecto bem saudável, assim evitando os cravos e espinhas. E claro, tenha uma boa alimentação”, reforça a especialista. 

Rotina simples de skincare

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter, que tal pegar umas dicas simples de skincare para fazer na sua casa nesse tempo seco? Fran separou quatro passos indispensáveis:

  1. Higienização;
  2. Tonificação;
  3. Hidratação;
  4. Proteção.

“A rotina ideal é higienizar muito bem a pele antes de dormir e quando acordamos. Lavando bem a pele e secando bem. Depois, é importante tonificar, hidratar e proteger a pele com protetor solar e um protetor labial para finalizar”.

A esteticista ainda afirma que é importante dar uma atenção especial ao colo, já que é uma área que fica muito exposta ao sol. Além disso, retocar o protetor duas vezes de manhã e 3 vezes na parte da tarde. “Assim ficaríamos praticamente livres dos problemas de pele”. Uma opção prática é adotar o protetor solar em pó para retocar ao longo do dia sem perder muito tempo.

Adaptando produtos

Mato Grosso do Sul é um Estado bem quente em quase todos os meses do ano. Então, é normal que as pessoas daqui tenham produtos específicos para evitar oleosidade através do efeito matte. Porém, quando a umidade do ar está baixa, é recomendável colocar esses produtos, que deixam a pele ainda mais seca, de lado.

Mas afinal, como adaptar os produtos que você tem em casa para atender as necessidades de agora sem gastar muito? A Fran te explica:

“Para aproveitarmos os produtos que temos em casa, podemos fazer uma espuma de limpeza maravilhosa. Basta colocar sabonete infantil com soro fisiológico e agitar. Pronto! já podemos fazer a nossa limpeza hidratante”.

A especialista ainda reforça a importância dos cuidados de dentro para fora, com foco na alimentação saudável e hidratação. Você também pode apostar em máscaras de gel, argila ou qualquer outra que te interessar para fazer, pelo menos, uma vez na semana conforme a recomendação do produto.