Médicos veterinários do (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em , já atenderam 12 animais vítimas dos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Sete deles não resistiram e morreram durante o tratamento.

Ainda entre os dias 13 e 22 de setembro, outros cinco espécimes foram atendidos  na unidade móvel destacada para o Parque Estadual das Nascentes do e região.

Um preá, uma anta, um filhote de jandaia, um filhote de veado campeiro, um curiango, um macaco-prego e um tatu; resgatados de várias partes do Estado, não resistiram aos ferimentos.

Por outro lado, dois filhotes de arara, um veado campeiro jovem, um tamanduá-mirim e um gavião-asa-de-telha estão se recuperando no Cras. A fumaça e o das queimadas deixam os animais muito debilitados devido à desidratação, situação que se agrava para os filhotes.

Unidade móvel

No parque estadual, em , a unidade móvel enviada pelo Cras atendeu cinco animais desde 13 de setembro. Dois morreram, dois seguem em atendimento e um já retornou à natureza.

Um filhote de gato-mourisco e um filhote de cateto não resistiram, enquanto dois filhotes de cateto foram atendidos e passam bem e um tamanduá mirim foi solto após receber tratamento. 

A equipe também tem preparado alimentação a base de frutas e hortaliças, que são levados aos locais que já estão livres do fogo, para auxiliar na recuperação das espécies sobreviventes, que já enfrentam escassez de alimento.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) tem dado apoio na região de Corumbá e , onde será montado um centro de atendimento. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) disponibilizou a base de pesquisa na Estrada Parque  para receber também animais atingidos pelo fogo.