Passageiro filmou aterrisagem

O piloto de um avião que realizou um pouso forçado em um rio na Amazônia conseguiu sobreviver à aterrisagem, mas acabou morto em uma operação de resgate mal-sucedida. Todo o pouso foi filmado por um passageiro do monomotor.

O acidente ocorreu na quarta-feira passada (14), mas as filmagens só foram divulgadas pelo passageiro, o técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, recebtemente.

O técnico e o piloto, Elcides Rodrigues Pereira, aterrisam com tranquilidade sobre as águas. No vídeo não há gritaria nem desespero. Após aterrisarem, os dois se agarram em árvores no Rio Catrimani.

O resgate foi feito pela empresa Paramônia Táxi Aéreo, responsável pela aeronave, que decidiu não comunicar o acidente ao Corpo de Bombeiros. A operação ocorreu no improviso, com um helicóptero e socorristas jogando uma corda para o passageiro e o piloto no rio.VÍDEO: Piloto morre em resgate após fazer pouso forçado em rio na Amazônia

Enquanto o técnico Ednilson conseguiu se amarrar à corda e subir até o helicóptero, o piloto Elcides não teve a mesma sorte. Ele conseguiu subir um pouco na corda e caiu no rio novamente. Seu corpo foi encontrado três dias depois, no sábado (17), pelo Corpo de Bombeiros.

A empresa se recusa a falar sobre o acidente. O chefe do Corpo de Bombeiros de Roraima, Doriedson Silva Ribeiro afirmou à Folha de S. Paulo que não houve comunicação sobre o pouso forçado. “Só o corpo de Bombeiros está capacitado para resgates como esse”, explica.

Você pode conferir o VÍDEO registrado pelo passageiro logo abaixo: