Nova preocupação mundial, a varíola dos macacos ainda tem se apresentado de maneira diferente em cada paciente, apesar de todos apresentarem um sintoma em comum: feridas na pele. Com o avanço das contaminações, nas se reptem histórias de pessoas narrando o desenvolver da doença no organismo. Relatos que vão desde inchaço na garganta, falsa afta a cansaço.

No twitter, paciente que se identifica como João Pedro fez uma espécie de diário. No início, ele relata cansaço e surgimento de afta. “Só que essa afta não melhorava, só aumentava e então comecei a sentir os gânglios do meu pescoço incharem”, conta.

Nos dias que se seguem, ele afirma ter tido febre e novas feridas pelo corpo, enquanto o ferimento da boca só aumentava e inchava. Por causa das complicações, ele precisou ser internado. “Essas feridas não doem, coçam igual uma picada de pernilongo”, pontuou o paciente que ainda segue em isolamento.

Na mesma rede social, o Márcio Pannunzio também detalhou os dias de enfrentamento à doença. “Vivi as dores e incertezas da nova varíola. Após alguns dias de febre, calafrios, fraqueza, dores de cabeça e nas articulações, tive inchaço nos gânglios, bastante inflamação na garganta e uma afta bem dolorida”, comenta.

Com o passar dos dias, o jornalista desenvolveu uma ferida grande na região do queixo, descrita por ele como “uma cratera”. “Para completar, minha asma atacou com tudo. Acredite: manter o seu emocional sob controle faz toda a diferença”, pontuou.

Em ambos os casos, os pacientes divulgaram imagens que revelam a ação da doença no corpo, confira.