Chevrolet apresenta novo Sonic com cara de mau para enfrentar a concorrência
A General Motors aproveitou a presença da delegação brasileira de jornalistas especializados nos Estados Unidos, por ocasião do Salão de Detroit, para mostrar neste domingo (8) seu novo compacto Chevrolet Sonic, nova geração do Aveo (nunca comercializado no Brasil), que começou a ser vendido no mercado americano nas versões hatch e sedã desde o final […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A General Motors aproveitou a presença da delegação brasileira de jornalistas especializados nos Estados Unidos, por ocasião do Salão de Detroit, para mostrar neste domingo (8) seu novo compacto Chevrolet Sonic, nova geração do Aveo (nunca comercializado no Brasil), que começou a ser vendido no mercado americano nas versões hatch e sedã desde o final de 2011.
Desenvolvido na Coreia do Sul, assim como o Cruze, o Sonic é produzido no país asiático e, desde outubro, também na fábrica americana de Lake Orion, em Michigan. Ainda em 2012, será entregue também pela unidade de Ramos Arizpe, no México. A partir deste momento, hatch e sedã estarão aptos a serem vendidos no Brasil, aproveitando os acordos comerciais entre os dois países que derrubam impostos e taxas a zero.
O carro, em suas duas carrocerias, já roda sob camuflagem no Brasil, mas segundo os executivos da Chevrolet brasileira, produzi-lo em São Caetano do Sul (SP) ou em Gravataí (RS) está fora dos planos, assim como importá-lo da Coreia ou dos EUA — vindo desses destinos, o Sonic pagaria imposto de importação, ficaria caro demais e sem força competitiva. A solução, é mesmo o México, seguindo os passos do SUV Captiva.
Aqui nos EUA, o Sonic encara concorrentes como Ford Fiesta (o nosso New Fiesta, não o Rocam, que não existe no mercado americano), Mazda 2 e Nissan Versa (o líder) na categoria de subcompactos — é o carro dos jovens com conta bancária mais magra, aposentados que abrem mão de carros espaçosos e potentes demais e de famílias que precisam de um carro menor para uso em momentos específicos. É um segmento ainda em formação, estimulado principalmente por novas e restritivas metas de consumo de combustível, que entregou 300 mil carros no último ano (relativamente pouco para os padrões do país), sendo que o Sonic correspondeu com menos de 1% deste total (2.500 unidades, ocupando a segunda posição no mês de dezembro).
Quando chegar ao Brasil, o que pode ocorrer mais para o final do ano — ou no começo de 2013, num panorama mais conservador –, irá ajeitar o organograma automotivo da Chevrolet: a linha começa com o Celta, mas os sedãs Classic e Prisma disputam consumidores de perfis semelhantes, assim como Corsa hatch e Agile (este último é mais recente e tem mais equipamentos, mas não mais conforto ou espaço). O sedã Cobalt, recém-lançado, atende aos órfãos do Astra sedã, mas também atrai interessados no Corsa sedã. Será tarefa do Sonic dar o descanso final ao Corsa (não há mais espaço para os dois na posição), se posicionando como real opção premium para os compradores de carros compactos da marca, ficando acima do Agile e abaixo do Cobalt.
Assim, ele concorrerá com mais propriedade com modelos como New Fiesta, principal rival, além de Fiat Punto, Volkswagen Polo e Citroën C3, entre outros. O Versa, inimigo americano, atua num outro campo no Brasil, brigando com o Cobalt.
COMO É, COMO ANDA
UOL Carros teve contato com ambas as carrocerias e testou uma unidade do Sonic sedã por quase 100 quilômetros (metade desta distância como motorista), durante boa parte do domingo, em ruas e rodovias nos arredores de Detroit.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Motociclista sem CNH foge da PM, cai da moto e ainda tenta escapar a pé
Condutor preso ficou com vários ferimentos nos joelhos, pé e testa
Identificado jovem morto com vários tiros de 9 mm no Residencial Mário Covas
Vítima, de 24 anos, chegava em casa de moto quando foi alvejada
DNIT ajuda acelerar operações de balsas entre Tocantins e Maranhão
Mais um corpo foi encontrado no rio Tocantins neste final de semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.