A venda de carros usados teve alta de 13,2% em janeiro de 2024 se comparado com o mesmo período do ano anterior. Conforme os dados da (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o volume também é superior ao registrado em janeiro de 2021 – representando alta de 3,4% -, ano recorde do segmento.

Já na comparação com dezembro de 2023, houve queda de 13,2%, algo já esperado pela entidade, devido à sazonalidade, uma vez que o início de ano concentra uma série de custos que impactam os orçamentos das famílias (IPTU, IPVA, materiais escolares, entre outros).

“Acompanhando o mercado de novos, as transações de usados começaram o ano de forma positiva, com queda apenas na linha de pesados, que têm uma dinâmica de mercado própria”, afirma o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr. “Como a projeção da FENABRAVE é de alta de 13,5% nos emplacamentos e os veículos usados são ofertados como parte de pagamento na compra de novos, há expectativa de um bom ano para o segmento de usados também”, completa.