A Toyota comemora na importante marco produtivo alcançado pela fábrica de Zárate (principal unidade fabril da marca no país). Em operação desde 1997, a planta acaba de alcançar 2 milhões de exemplares fabricados dos modelos e SW4. As informações são do portal Motor1.

Do total produzido na Argentina, 1.679.096 unidades correspondem à picape, que se consolida como o modelo mais produzido na história da indústria automotiva argentina, e 320.904 são do SUV SW4.

Atualmente, 80% da produção de Hilux e do SW4 são destinados para mercados fora da Argentina, especialmente o brasileiro. A picape, não por acaso, é líder do segmento na América Latina. Além disso, os números consolidam a Toyota como a fabricante que mais monta, comercializa e exporta veículos na Argentina hoje em dia. Segundo a marca, Hilux e SW4 possuem 40% de peças nacionais e um total de 65% de conteúdo regional.

Com 26 anos de operações, a fábrica de Zárate já é consolidada como uma das maiores da América do Sul. A planta foi a número 29 da Toyota no mundo e a primeira de origem japonesa instalada na Argentina.

Desde o início, a fábrica foi pensada para complementar a produção do Brasil, que ficou responsável pela montagem de veículos de passeio como o Corolla. Em 1997, foi lançada a primeira Hilux fabricada na Argentina com produção anual de 10 mil unidades e uma equipe de cerca de 500 pessoas.