Em janeiro de 2024, os preços dos carros híbridos aumentaram 3,49% em relação a dezembro de 2023, revertendo a tendência de queda observada no mês anterior. Enquanto os veículos elétricos tiveram uma redução 3,36% no preço médio, e os modelos à combustão também registraram uma queda de 2,62%.

Esses dados são do 4º Relatório AutoAcrefi, realizado pela Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), em parceria com a Cox Automotive. O estudo faz um mapeamento mensal com informações relevantes para a indústria automotiva e toda a cadeia do setor de veículos sobre o contexto atual e futuro próximo.

Filipe Pena, diretor-executivo da Acrefi, explica que a variação nos preços de modelos híbridos ou totalmente elétricos pode estar relacionada ao retorno do imposto de importação. Desde janeiro de 2024, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) anunciou um aumento da taxa de tributo em 15% para fabricantes de veículos fora do país. Ele ainda explicou que: “A ideia do imposto é incentivar o desenvolvimento da produção desses modelos no Brasil, o que consequentemente afeta e aumenta o valor do produto final para o consumidor. Pelo relatório, observamos que alguns fabricantes já reajustaram os preços de seus modelos, enquanto outros ainda mantêm os valores”.

Outro destaque do levantamento é que em janeiro de 2024, a média de preços dos automóveis zero quilômetro do ano/modelo 2024 subiu 0,54%, após registrar uma pequena queda de 0,21% em dezembro de 2023. Por outro lado, o mercado de carros novos teve uma queda de 35,73% em comparação com dezembro do ano passado. Esse resultado foi 16,58% superior ao de janeiro de 2023, conforme relatado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que representa os concessionários no Brasil.

“Com a redução da Selic, as perspectivas são positivas também para quedas na taxa de crédito do segmento automotivo. O relatório AutoAcrefi auxilia para que as instituições financeiras possam analisar as tendências no setor e ser mais assertivas na precificação e acesso ao crédito”, ressaltou Pena.

Este relatório apresenta uma análise dos preços de automóveis e comerciais leves, assim como uma avaliação de preços praticados no mercado de veículos, mês a mês, comparando esses dados com a média anual de referência. Além disso, destaca um índice exclusivo que compara o crescimento dos veículos híbridos e elétricos com os veículos movidos a combustão, permitindo acompanhar de perto a tendência global em direção a formas de transporte mais sustentáveis.