A queridinha dos carros elétricos no Brasil, a chinesa BYD teve aumento impressionante de 6772% nas vendas em 2023 em relação ao ano anterior. Com isso, já supera comercialização de Peugeot e Citroen juntas.

Conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional das Montadoras), a montadora chinesa manteve a décima posição no ranking de marcas em fevereiro, superando 4.400 emplacamentos.

Com isso, a BYD conseguiu participação de mercado de 2,85%, com 4.428 unidades emplacadas. Enquanto isso, a Peugeot somou 1.877 e a Citroen 1.993, ou seja, juntas, somam 3.870.

A tendência é que a briga fique ainda mais acirrada com a perspectiva de produção nacional – na antiga fábrica da Ford em Camaçari – que foi assumida pela BYD. Novos lançamentos também prometem agitar o mercado e impulsionar ainda mais esses números.

A pergunta é, quantas posições mais a gigante asiática vai subir no ranking de vendas e conseguir angariar de fatia de mercado até o fim do ano?

Aumento de 6700% nas vendas

A chinesa BYD viu suas vendas aumentarem 6772% no ano de 2023 em relação ao ano anterior. Seus recentes lançamentos de modelos elétricos ‘populares’ e investimentos no país fizeram suas vendas dispararem. Com isso, a BYD emplacou 17.937 carros no ano passado, ocupando a 15º posição das montadoras que mais vendem e 0,82% de participação de mercado.