Na manhã desta sexta-feira (17), representantes e colaboradores da GWM (Great Wall Motors) realizaram um evento no de Campo Grande para apresentar aos campo-grandenses dois modelos de veículos que já estão sendo comercializados no Brasil.

A empresa chinesa começou a vender os veículos no Brasil no ano passado. A novidade e lançamento em nosso país é o “Ora 03”, que é 100% elétrico. “Ele tem autonomia de 230 até 319 km com o sistema elétrico”, disse Luiz Rodrigo Alves, gerente geral da Bamaq/GWM.

Luiz Rodrigo chama o carro de “city car”. “A proposta é que seja um segundo ou terceiro veículo da família. Ele tem um desenho super despojado, muito moderno, com grande nível de acabamento. O conteúdo dele é absoluto, tem 7 airbags. Tem um airbag, por exemplo, entre o motorista e o passageiro para garantir mais segurança ainda em casos de acidentes”, complementou Rodrigo.

GWM ORA (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O “Ora 03” tem ainda direção semi-autônoma. Ele consegue ver faixa, acelerar e frear automaticamente, quando necessário.

Test drive no Haval H6 GT

Outro veículo da GWM apresentado aos clientes, que puderem realizar também o test-drive, no Autódromo Internacional de Campo Grande, foi o SUV Haval H6 GT, o qual a equipe do Midiamax também testou a máquina. O veículo chegou facilmente em 100 km/h, em apenas 6.95 segundos. “Este modelo pode chegar até 393 cavalos, mostrando a potência do motor híbrido (com eletricidade e combustão)”, falou Rodrigo.

De acordo com o gerente geral da Bamaq/GWM, mais de 100 unidades do Haval já foram entregues em Mato Grosso do Sul. Além do H6 GT, entre outras versões, estão o H6 HEV, que é auto carregável e pode chegar a 243 cavalos, um veículo híbrido intermediário. “E tem também o Haval H6 PHEV, que também pode ser carregado eletricamente. Ele faz até 170 km no modo elétrico, por isso está vendendo muito , porque tem experiência de auto rendimento”, afirmou Rodrigo.

Haval H6 GT (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Revendas em Mato Grosso do Sul

Atualmente, a empresa já tem um stand e uma loja no Shopping Campo Grande, onde as pessoas podem conhecer os modelos e também realizarem o test-drive. A previsão é que até abril de 2024, a GWM tenha uma outra loja mais ampla ainda, na rua Joaquim Murtinho, onde já estão começando os preparativos para construção e instalação da empresa. Tanto na capital, quanto em , onde haverá outra revenda, devem ser contratados cerca de 20 colaboradores para cada unidade.

Futura fábrica da GWM

Hoje os modelos que são vendidos no Brasil são importados da . “Os modelos como o Haval e Ora foram desenvolvidos especialmente para os brasileiros, devido às pesquisas realizadas para atender a procura por itens importantes nos veículos, como suspensão, potência, designer e os modelos elétricos também”, resumiu o gerente comercial da GWM, Demétrio Macke Fleck.

Carregamento do Haval H6 GT (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Ele lembrou que a marca já comprou uma grande área, a antiga fábrica da Mercedez-Benz, na cidade de Iracemápolis, a 170 km da capital paulista. A previsão para início da fabricação no Brasil é junho de 2024. “Já fomos à China com nossos representantes e alguns colaboradores para pesquisar a produção por lá. E vamos produzir aqui no Brasil muitas unidades exclusivas, mas as novidades serão divulgadas posteriormente”, disse Demétrio.

Entre os objetivos da GWM no Brasil estão trabalhar com o sistema chamado pela empresa de “autotec”. “É o conceito que fazemos para desenvolver auto tecnologia e oferecer segurança e conforto, como exemplo, o sistema semi-autônomo, onde alguns dos nossos modelos estacionam e fazem até curvas sozinhos, quando o motorista precisar”, finalizou Demétrio.

Saiba Mais