Veículos são desenvolvidos pela empresa Baidu

A empresa chinesa Baidu anunciou um projeto que deve permitir a circulação de carros sem motorista. O plano, que tem um prazo de cinco anos, prevê que eles sejam introduzidos de forma lenta e gradual na cidade de Wuhu, leste da China.

Além de carros, também estão sendo planejados ônibus e vans que funcionariam de forma autônoma. Nas primeiras experiências, os veículos não transportarão passageiros, viajando apenas em zonas de teste. Segundo a rede BBC, a expectativa é que mais tarde a tecnologia seja ampliada para levar pessoas.

Expectativas

Wuhu possui cerca de 700 mil habitantes e, de acordo com o chefe do programa de carros autônomos da Baidu, Wang Jing, “é a primeira cidade corajosa, ousada e inovadora o suficiente para testar a direção”. Ele ainda mostrou otimismo em relação à ampliação do projeto para toda a China e outros países.

“Estamos tentando passar a experiência e dados para o governo central para que eles possam ver os benefícios. Isso tornará mais fácil para nós levarmos (o projeto) para outras cidades na China”, afirmou Jing. “Esperamos que seja um ponto de início para levar isso para outros países”, finaliza.