Principal surpresa do GP da Austrália, o russo Vitaly Petrov comemorou a conquista do seu primeiro pódio desde a sua estreia na Fórmula 1. Terceiro colocado na prova em Melbourne, o piloto da Renault destacou a evolução do carro da Renault e mostrou que pode liderar a equipe, que não conta com o polonês Robert Kubica, que sofreu grave acidente durante uma prova de rali.

“Estou muito feliz de estar aqui no pódio, especialmente depois do inverno que tivemos como a equipe, que foi muito difícil. Mesmo durante os testes nós realmente não sabíamos onde estávamos comparados com os outros, mas nós adicionamos novas peças no carro este fim de semana, e elas funcionaram muito bem”, afirmou.

Petrov avaliou que a sua excelente largada, quando ultrapassou Jenson Button e Fernando Alonso foi decisiva para conquistar o terceiro lugar. “Fiz uma grande largada hoje, que foi provavelmente a chave para a minha corrida, porque fiquei à frente de Alonso e Button, e eu pude correr limpo e acelerar com força, bem como cuidar de meus pneus”, disse.

Petrov também destacou a estratégia de apenas dois pit stops adotada pela Renault. “Nossa estratégia de duas paradas foi claramente a decisão certa e nós fizemos isto funcionar. Eu tenho que dar um grande obrigado a todos na equipe pelo trabalho tão duro e apoio durante o inverno. Este resultado é para todos nós e eu estou totalmente em êxtase”, comentou.