Paraty promove seu primeiro Festival Gastronômico título da Unesco
Foto: IPHAN

O 1° Festival Gastronômico de Paraty será realizado entre os dias 24 e 27 de outubro deste ano com diversas iniciativas na gastronomia, , audivisual e música.  No período do festival é possível encontrar pousadas em Paraty por preços promocionais. Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o festival terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários, curtas entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses.

Para a primeira edição do festival foram escolhidas as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o de técnicas tradicionais. Foi escolhido para ser o curador do festival Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia.

Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento.

Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidos pela Unesco no dia 5 de julho deste ano como de Patrimônio Mundial. O título foi dado pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião em Baku, Azerbaijão. Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal.

Serviço:

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY

Data: 24 A 27 de Outubro 2019

Locais:  Praça da Matriz, Casa da Cultura de Paraty, Cinema da Praça, MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira.