Para atualizar a situação da saúde bucal dos brasileiros, o abriu uma consulta pública com objetivo de realizar um levantamento sobre a evolução dos cuidados dos brasileiros nos últimos 10 anos. Quem tiver interesse pode enviar as contribuições até 17 de janeiro respondendo à questão ‘Como evoluiu a saúde bucal dos brasileiros nos últimos 10 anos? ”, por meio de formulário eletrônico.

De acordo com a pasta as respostas ajudarão a subsidiar a formulação e aprimoramento das políticas públicas da área no país. O Ministério também realizará uma nova edição do levantamento epidemiológico de saúde bucal, o SB Brasil 2020.

O SB Brasil é uma pesquisa de âmbito nacional que vai examinar aproximadamente 30 mil pessoas em suas casas para levantar os principais problemas na saúde bucal da população brasileira.

Ainda conforme o Ministério, o estudo epidemiológico acontece a cada 10 anos e a instituição responsável por executar a edição de 2020 é a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A edição de 2020 visa levantar informações para qualificar o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal. Também será uma importante ferramenta para analisar as condições atuais de saúde bucal da população brasileira, após 14 anos do lançamento da Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente.

E a pasta destaca que, o quinto inquérito será feito nas capitais de todos os estados, no e em cinco municípios do interior das regiões do Brasil. Os pesquisadores vão avaliar as pessoas para identificar as condições bucais mais prevalentes como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas condições na qualidade de vida, entre outros aspectos.