Geladeira da UBS do Batistão estaria queimada

Karolina Lucas do Carmo, de 17 anos, está encontrando dificuldades ao levar seu filho de 3 meses para vacinar no UBS Dr. Hélio Martins Coelho, localizado no Jardim Batistão. Segundo Karolina, há duas semanas ela estaria levando o filho para tomar vacinas na unidade, porém é informada de que a geladeira utilizada para acondicionar as vacinas está queimada e, por isso, não estariam procedendo com vacinação no local.

A mãe do bebê ainda afirmou que foi encaminhada para a UBS Coophavilla II, entretanto lá teria sido informada que a vacina está em falta. As vacinas que estão atrasada são a VIP (pólio), Penta, Rotavírus e Pneumocócica, todas marcadas para dia 8 de outubro.

Luis Fernando de Jesus Batista, irmão de Karolina, que a acompanhava na unidade básica de saúde, enviou fotos da geladeira utilizada para acondicionar as vacinas e afirmou que ela estaria ligada. “Entramos na sala de vacinação e o ar condicionado estava ligado e a geladeira também”, afirma ele.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao Jornal Midiamax que as vacinas estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família). Já nos CRSs (Centros Regionais de Saúde) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) as vacinas não são encontradas. Foi informado ainda que o caso da UBS do Batistão é isolado, por problemas de funcionamento da geladeira e a mesma poderia estar ligada, mas não atingindo a temperatura mínima necessária para manter as vacinas.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.