Segundo pesquisadores, noite ao lado dos pets faz bem

Uma boa notícia para os donos que adoram dormir com os pets: passar a noite com o bicho de estimação faz bem, segundo uma nova pesquisa publicada pelo Centro de Sono da Mayo Clinic, em Scottsdale, Arizona. As informações são do Daily Mail .

Estudiosos avaliaram 150 pacientes e descobriram que quem dormia com o gato ou com o cachorro se sentia mais seguro, diferentemente do que decretara uma pesquisa anterior, a qual alertava que dormir com os pets danificava a qualidade do sono.

De acordo com o novo relatório, 56% dos participantes dividiam a cama com o bicho de estimação e apenas 20% reportou ser acordado pelo pet no meio da noite. Outros 41% afirmaram que se sentiam melhor ao dormir com o animal.

A razão é que deixar o cão ou o gato na cama relaxa e dá a sensação de segurança. “Uma senhora solteira de 64 anos comentou que se sentiu melhor ao dormir com o cachorro, que se aconchegou perto de seus pés. Outra mulher, casada, descreveu seus dois cães como ‘aquecedores de cama’, e disse se sentir mais calma quando o gato dormia em seu peito”.

“Muitos donos veem os animais como membros da família e por isso querem incorporá-los em vários aspectos do cotidiano”, observaram os estudiosos.

Em 2013, entre as pessoas que frequentavam a clínica e tinham bichos de estimação, 10% haviam culpado, parcialmente, seus animais pelas noites mal dormidas. Um bom aumento se comparado ao 1% de 2002 (resultado obtido em uma conferência).

O psiquiatra e autor do estudo, Lois Krahn, afirma que “apesar da maioria dos pacientes não achar que seus bichos atrapalham o sono, uma grande porcentagem já experimentou a sensação de irritação”.

Ele explica que isso pode estar relacionado com o maior número de famílias que possuem vários bichos. “Quando as pessoas têm esse tipo de problema, os médicos precisam conversar sobre os bichos de estimação e ajudar a otimizar o sono dos pacientes”, aconselha.