De 120 leitos, hoje disponibiliza apenas 40 

O Hospital Nosso Lar, referência no atendimento aos pacientes com distúrbios mentais no Estado, passa por dificuldades e pode fechar em 2016. O diretor técnico da instituição fez um apelo para que a Assembleia Legislativa interceda junto ao Governo do Estado e Prefeitura Municipal de para que aumentem a destinação de verbas para 2016.

De acordo com Tognini, o Hospital Nosso Lar possui 120 leitos, sendo que hoje disponibiliza apenas 40 por conta da crise financeira. “A diária repassada pelo SUS [Sistema Único de Saúde] é de R$ 43,70. Este valor é insuficiente, por isso corremos o risco de fechar as portas”, informou. Segundo ele, é preciso fazer um contrato entre Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande para equilibrar o déficit financeiro, que supera R$ 150 mil/mês. “A situação é urgente, a instituição necessita de um aporte para suportar as diárias hospitalares.

Queremos a ajuda dos deputados para a construção de um plano para superarmos esta crise e mantermos os atendimentos”, acrescentou Tognini. Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Mara Caseiro (PTdoB) disse que marcará para a próxima semana uma reunião com todos os órgãos envolvidos. “Vamos reunir a Comissão e discutir o assunto com Estado, Prefeitura e o Hospital Nosso Lar. Vamos sim buscar este acordo entre as partes”, afirmou a parlamentar.