Marketing digital: Maiores tendências para pôr em prática em 2022

 Na matéria de hoje falaremos sobre o mundo do marketing digital e constante evolução: novas plataformas e funções surgem no mercado, o comportamento do consumidor muda, então conheceremos neste artigo as maiores tendências marketing digital 2022. As empresas estão se adaptando a uma realidade e, com ela, todo o cenário do marketing digital. De acordo com […]

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 Na matéria de hoje falaremos sobre o mundo do marketing digital e constante evolução: novas plataformas e funções surgem no mercado, o comportamento do consumidor muda, então conheceremos neste artigo as maiores tendências marketing digital 2022.

As empresas estão se adaptando a uma realidade e, com ela, todo o cenário do marketing digital. De acordo com o Analista de SEO Wagner Santos se uma empresa não acompanhar as tendências de marketing e SEO, arrisca ficar para trás e perder para seus concorrentes. 

É por isso que é importante que as empresas prestem atenção às tendências de marketing digital em 2022 se quiserem permanecer relevantes para os clientes e expandir seus negócios a longo prazo. 

Mas com tantas tendências emergentes, como saber quais usar em suas campanhas de marketing digital em 2022? As 6 inovações digitais a seguir definirão o vetor certo para os negócios.

Tendências de marketing digital 2022

 

A ascensão da Inteligência Artificial ​​e seu impacto no marketing digital

 

Nos últimos anos, a inteligência artificial tem estado nas listas das tendências de marketing digital. 

Segundo o PortalN 10, 54% dos executivos dizem que a introdução da IA ​​no local de trabalho aumentou a produtividade, 40% das empresas acreditam que a experiência do cliente é o principal motivo para usar a IA e 71% dos profissionais de marketing acreditam que a inteligência artificial pode ser útil para personalização.

Tomemos, por exemplo, uma das aplicações web mais progressivas: a Amazon. A empresa usa IA para analisar pesquisas anteriores, histórico de compras e visualizações de produtos para segmentar produtos com a maior taxa de conversão.

Mas mesmo que uma empresa não esteja adotando a tecnologia baseada em IA, é provável que já a esteja usando como parte de sua estratégia de marketing digital. 

O ponto é que as plataformas estão incorporando cada vez mais recursos de aprendizado de máquina em suas ofertas, desde lances inteligentes no Google Ads até o Facebook IQ e chatbots para CRM. 

Todas essas são maneiras práticas de usar a IA para alcançar seu público de maneira mais eficaz e transformá-los em clientes.

Para a maioria dos profissionais de marketing digital, a maneira mais comum será o marketing de mecanismo de pesquisa pago. 

O Google usa IA há algum tempo e, em 2021, lançou um novo recurso de Lances inteligentes no Google Ads. Esse processo de lance automatizado tem muitos benefícios.

Conteúdos

Com base nos dados coletados pela inteligência artificial em todas as plataformas, você pode descobrir onde os clientes estão interessados ​​e usar isso para criar conteúdo interessante e relevante que gere mais tráfego. 

E para maior relevância das tendências marketing digital 22 é ideal a criação de backlinks de qualidade, aumentando a autoridade e visibilidade do site.

Aumento do uso de chatbots e assistentes de voz 

Chatbots e assistentes de voz estão se tornando cada vez mais populares entre consumidores e empresas. 

O caso de uso mais comum para inteligência artificial é a interação com o cliente (chatbots, análise preditiva de comportamento, hiper personalização). 

80% dos profissionais de marketing já usaram chatbots como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente e 48% dos executivos de marketing concordam que as tecnologias digitais e móveis (como chatbots) melhoraram a comunicação com o público. 

Mobile é o futuro

Os dispositivos móveis respondem por aproximadamente metade do tráfego da web em todo o mundo. Em 2021, os dispositivos móveis (excluindo tablets) geraram 54,8% do tráfego global. 

É recomendado que o design do site seja compatível com dispositivos móveis e as taxas de velocidade de carregamento estejam compatíveis com o Google para uma melhor experiência do usuário.

 

Alternativas para cookies de terceiros

A tendência global é que os consumidores querem mais controle sobre quem tem seus dados e como eles são usados, e os gigantes da tecnologia são forçados a ouvir seus desejos. 

No início deste ano, a atualização do iOS 14 da Apple mudou completamente o rastreamento de aplicativos, dando aos usuários a opção de optar por não direcionar ou rastrear. 

O Google também seguiu o exemplo e planeja remover cookies de terceiros do Google Chrome até 2023.

É aí que entra o problema. Os cookies de terceiros são essenciais para uma variedade de estratégias de marketing digital baseadas em segmentação, desde publicidade personalizada a mecanismos de pesquisa.

Isso significa que as empresas precisam encontrar soluções alternativas se quiserem coletar e usar dados para se conectar com os clientes no futuro.

Os cookies de terceiros podem estar desaparecendo lentamente do marketing digital, mas os cookies essenciais vieram para ficar. 

Uma maneira de garantir que você continue fornecendo informações direcionadas e relevantes ao seu público é coletar mais dados em primeira mão sobre os visitantes e clientes do site. 

É hora de conhecer melhor seu público com ferramentas de CRM, pesquisas e conteúdo interativo. 

Além disso, para ajudar os profissionais de marketing e criadores de conteúdo a se adaptarem a um mundo sem “cookies” de terceiros, o Google está lançando o Privacy Sandbox, que permite que as marcas segmentem públicos-alvo com conteúdo personalizado, protegendo a privacidade do usuário.

Priorize conteúdo de vídeo curto

O conteúdo de vídeo curto realmente decolou com o surgimento de várias plataformas, como Tik Tok, YouTube e Instagram Reels

Por exemplo, o TikTok agora tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo que passam 52 minutos assistindo a vídeos todos os dias. 

Ao mesmo tempo, 84% dos compradores compraram um produto ou serviço baseado em uma marca de vídeo. 

O conteúdo curto é uma maneira extremamente eficaz para os profissionais de marketing digital alcançarem mais públicos online, além de incentivá-los a interagir ou comprar. 

Investir na obtenção de mais conteúdo gerado pelo usuário como parte de sua estratégia de mídia social em 2022 pode ser feito por meio de:

  • Convidar os clientes a compartilhar sua experiência com um produto ou serviço usando uma hashtag específica.

  • Envolvimento de pessoas influentes na colaboração.

  • Publicação de análises de marketing de influenciadores e depoimentos de usuários em formato GIF ou vídeo.

Autenticidade e transparência são de grande importância. De fato, 70% dos consumidores dizem que se sentem mais conectados a uma marca cujo CEO é ativo nas mídias sociais. 

Já não é suficiente promover produtos e serviços. As tendências de marketing digital 2022 mostram que as marcas precisam descobrir quem, por que e como estão sendo tratadas.

Eventos virtuais e híbridos

A COVID-19 obrigou as empresas a cancelar eventos presenciais e se adaptar às alternativas virtuais. 

As marcas precisaram ser criativas na forma como interagem com o público. Mesmo com o retorno da possibilidade de reuniões offline, os consumidores podem preferir uma presença virtual. 

Não surpreendentemente, as marcas estão seguindo o exemplo: 97% dos planejadores de eventos disseram esperar um aumento nos eventos híbridos.

Apesar da complexidade organizacional, os eventos híbridos trazem enormes benefícios: permitem que as empresas alcancem públicos ainda maiores sem restrições de capacidade de locais.

Se uma marca deseja permanecer relevante em 2022, é preciso esforço para ficar por dentro das últimas tendências do marketing digital em 2022. 

E, mais importante, entenda como usar essas tendências para benefício comercial. 

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