Você sabe lidar com as Lesões por Esforços Repetitivos, ou seja, a chamada LER? A fisioterapeuta Walkyria Fernandes alerta que essa sigla não é propriamente uma doença. Segundo ela, a LER nada mais é que várias patologias que afetam músculos, nervos e tendões do corpo. E, assim sendo, aconselha profissionais a trabalharem com diagnósticos específicos, além da LER. “Prefiro avaliar o sistema musculoesquelético do paciente e dizer o que ele tem. Se é por exemplo uma tendinite, uma síndrome do túnel do carpo ou fibromialgia, cervicalgia, lombalgia, ou seja o que for”.

Estudo do por meio do Ministério da Saúde, publicado em 2018, alertou para o fato de os afastamentos por LER terem aumentado 184% no Brasil em 10 anos. As três maiores causas de afastamento do trabalho no Brasil são, na ordem: dor nas costas, doenças provenientes da LER e depressão.

Walkyria Fernandes explica que um paciente com LER pode ter muitos sintomas, pois pensa-se em todo um sistema musculoesquelético. “Ele pode ter dor, dormência, formigamento, sensação de facada ou agulhada, perder um pouco da força, sentir cansaço, então, por isso, é importante o diagnóstico da patologia e em que grau de comprometimento ela se encontra para o correto tratamento”, observa.

A profissional da saúde ressalta: “O grande segredo, hoje, é a prevenção e também melhorar as condições de saúde gerais: alimentação, sono, se exercitar, controlar o estresse, não ter ansiedade ou depressão, beber bastante água, enfim, estar bem de saúde”, conclui Walkyria Fernandes.

Dicas para evitar lesões:

1 – A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;

2 – A cada uma hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;

3 – Beba água várias vezes durante o dia;

4 – Preste atenção na postura de trabalho: ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira;

5 – Cuidado para não usar cadeiras muito altas e que deixam os pés longe do chão;

6 – Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas; 7 – O monitor do computador deverá estar a uma distância mínima de 50 e máxima de 70 centímetros ou, de maneira prática, a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço.

*Esta é uma página de autoria de VARIEDADES ASSESSORIA JC MKT e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX