O que é necessário para ter um site? Geralmente a primeira resposta para essa pergunta é a plataforma de gerenciamento. É claro que uma boa plataforma tem o seu valor, mas ela sozinha não é suficiente para construir um projeto um bom projeto web.

Sistemas como WordPress, Joomla! e Wix permitem estruturar e criar um site, seja ele uma loja virtual, um portfólio pessoal ou o site de uma empresa.

No entanto, além da plataforma, há outros dois recursos considerados essenciais para a existência do site, influenciando diretamente a qualidade da presença digital. Estamos falando da inseparável dupla Domínio e a Hospedagem de sites.

Domínio e Hospedagem não são a mesma coisa, mas andam de mãos dadas, trabalhando para consolidar o seu projeto na internet. Eles são os recursos essenciais de qualquer iniciativa na web, da mais simples até a mais robusta. 

Quer saber mais sobre esses dois elementos indispensáveis para qualquer site, blog e e-commerce? Então confira esse artigo que preparamos para você.

Domínio – Entenda o conceito

O domínio é o endereço do seu site ou blog na internet. Ele é o nome que os usuários digitam para acessar o conteúdo que você tem para apresentar. Não por acaso, ele é um dos primeiros contatos que os visitantes possuem em relação ao seu negócio ou projeto.

Para entender a importância do domínio, vale entender o conceito de IP. O IP é uma sequência de números que atua como se fosse um endereço físico. 

Nesse contexto, diante da grande quantidade de sites, imagine o quanto seria difícil para os usuários decorarem tantas sequências de números diferentes para acessar conteúdo na web. É aí que os domínios entram em cena para salvar o dia.

Os domínios foram criados basicamente para facilitar o acesso de endereços na web, pois sem eles teríamos que memorizar diversos códigos, assim como fazem os computadores.

De forma simples, os nomes de domínios estão vinculados a um endereço de IP ou a mais de um. No entanto, eles não são a mesma coisa. 

pesquisa google
Foto: Pixabay – Firmbee

Extensão – Parte importante do domínio

Apesar de ser, na maioria das vezes, uma frase curta ou até mesmo uma palavra, o domínio é composto por partes. Um dos elementos mais importantes é a extensão. 

Ela é o elemento que vem depois do nome no endereço do site. Ele consiste naquele sufixo que fica localizado à direita do nome de domínio.

Optar por uma extensão de domínio pode fazer toda a diferença para a marca e para o projeto, pois ele pode auxiliar bastante na definição do que é o seu negócio. 

Essas três letras após o endereço eletrônico informam para o público qual é o seu nicho de atuação. 

O domínio .com é hoje em dia uma das extensões mais conhecidas. Por causa disso, bem como por ser bastante memorável, ele é ideal para consolidar a reputação de qualquer negócio na web, otimizando com isso as estratégias de marketing e a presença digital em qualquer lugar do mundo. 

Para garantir também um domínio diferenciado e se destacar entre os concorrentes, é possível optar por outras extensões, porém é claro, sempre levando em conta as características e o segmento de atuação do seu projeto. 

No quesito extensões, algumas das alternativas mais interessantes são: 

  • .online – Extensão que é uma boa opção para projetos e negócios envolvendo tecnologia e internet.
  • .store – Adequado para e-commerce e sites relacionados com lojas online.
  • .gov – Essa extensão é voltada para sites de instituições governamentais.
  • .edu – Voltada para projetos e sites relacionados com a educação e instituições de ensino.

Hospedagem de site – Entenda o que é esse serviço

O serviço de hospedagem de site permite que você publique um site na web. A hospedagem consiste em um aluguel de um espaço digital que tem o objetivo de armazenar os dados do site na internet. Basicamente esse serviço possibilita manter o seu site 24h online.

De forma simples, um serviço de hospedagem é como um edifício que possui diversos apartamentos alugados, onde cada um desses apartamentos equivale a um site.

Esse formato chama-se hospedagem compartilhada, já que vários sites compartilham do mesmo espaço. Entretanto, existem outros tipos de serviços, os quais veremos mais adiante.

Para que você possua uma hospedagem de sites com um bom custo-benefício é necessário entrar em contato com uma empresa Hospedagem de Sites, por exemplo.

Uma boa empresa de hospedagem assegura alguns detalhes que são fundamentais para a sua presença digital, como, por exemplo, e-mail gratuito, velocidade de carregamento e capacidade de armazenamento.

Leia mais: 3 dicas na hora de escolher sites confiáveis na internet

servidores ilus
Imagem: Pixabay – 3D Animation Production Company

Conheça os principais tipos de hospedagem de sites

Não existe apenas um tipo de hospedagem de sites justamente porque não existe um único tipo de site. Portanto, aqui estão alguns dos tipos mais conhecidos.

Hospedagem compartilhada

Nesse tipo de hospedagem é possível compartilhar vários sites em um único servidor. Ela é uma hospedagem com um baixo custo e por isso é a mais recomendada para sites pequenos, como, por exemplo, blogs pessoais e sites institucionais.

Hospedagem VPS

Nesse tipo de hospedagem todos os usuários usam um único servidor físico, porém recebem espaços dedicados nesse mesmo servidor. A vantagem é que o seu site não vai sofrer diante da instabilidade de outros sites.

Ela é um tipo de hospedagem mais caro que a compartilhada, porém é mais recomendada para sites mais robustos e que necessitam de uma capacidade maior de armazenamento e gerenciamento. 

Hospedagem WordPress

É o tipo de hospedagem que combina perfeitamente com sites feitos numa das plataformas mais conhecidas da atualidade, o WordPress.

Ela é uma hospedagem que vem com recursos fundamentais e características específicas de otimização para essa plataforma. 

Hospedagem Cloud

A Computação em Nuvem, também chamada de Cloud Computing, é uma tecnologia essencial para o dia a dia das empresas, em que a digitalização não é uma simples opção, mas sim a solução.

Nesse caso, a hospedagem Cloud atua como um servidor virtual constituído por vários servidores diferentes. Com esse tipo de hospedagem, é possível ter muitos recursos importantes à disposição, um endereço de IP dedicado e um maior controle.

Trata-se de um tipo de hospedagem compatível com diversos tipos de projetos online, desde:

  • sites institucionais, 
  • landing pages, 
  • portais de notícias, 
  • lojas virtuais 
  • e sites que contam com um alto volume de tráfego.

Hospedagem Dedicada

Esse é considerado a “cereja do bolo” dos serviços de hospedagem de sites. E como tal, também possui um custo elevadíssimo, sendo indicado para empresas que precisam de total controle sobre os seus recursos de dados. 

Na hospedagem dedicada, o servidor (que nada mais é do que um super computador) fica alocado diretamente no cliente, tendo o mesmo todos os recursos dedicados exclusivamente para os seus projetos. 

Conclusão

Domínio e hospedagem são as duas principais engrenagens da sua presença digital.

Enquanto o domínio é o endereço do seu site, a hospedagem é responsável por armazenar o conteúdo do mesmo. Sem a presença da hospedagem de sites, o site não existe e o domínio não conduz o visitante para nenhum lugar.

Apesar de diferentes, ambos possuem funções essenciais para que você tenha uma presença digital profissional, capaz de consolidar a marca da sua empresa ou outro projeto.

Por essa razão, é essencial conhecer as características de domínio, os tipos de hospedagem e como esses recursos influenciam o seu site.

*Esta é uma página de autoria de RM3 DIGITAL e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.