Com a seleção brasileira tendo feito um período de qualificação muito fora da curva, a realidade é que muitos especialistas estão colocando o time bem no pico das preferências. Mas será que tal otimismo é realista?

Bastará analisar um pouco o mercado de aposta esportiva para se perceber que, de fato, após várias edições, a seleção brasileira se está posicionando como sendo a clara favorita. Portanto, fará todo o sentido que se possa analisar com maior detalhe não só a seleção forte do Brasil, mas também outros times que podem ser os principais rivais para que, ao fim de 20 anos, a seleção brasileira volta a ser campeã do mundo. 

Brasil se posiciona como o favorito ao título 

Mesmo não tendo há já muitos anos jogadores que possam estar lutando por “Bolas de Ouro”, a verdade é que, mais do que individualidades, nessa Copa do Mundo 2022, parece que o coletivo se está superiorizando. Com uma fase de qualificação sem qualquer tipo de derrota, a realidade é que o time de Tite está demonstrando um futebol altamente eficaz e com uma qualidade de futebol de alto nível.

Existindo sempre a questão acerca de como a seleção brasileira poderia estar respondendo aos desafios das seleções europeias, se espera que os jogos de preparação para a Copa do Mundo possam ser exigentes o suficiente para que Tite possa realmente ter todas as condições de encontrar seu melhor onze. Até porque, ao que tudo indica, poderá estar mesmo fazendo sua última Copa do Mundo ao mais alto nível na carreira. Algo que também é um fator que coloca emergência para o Brasil se tornar novamente campeão do mundo. 

Campeã do Mundo França é a principal rival?

Em uma rápida análise pelas probabilidades que estão sendo dadas pela maioria das casas de apostas esportivas no Brasil, sem dúvida que a seleção de Mbappé e Benzema se coloca logo atrás do Brasil, em termos de favoritismo. Apesar de ser a atual campeã do mundo, a realidade é que, após uma Eurocopa muito abaixo das expectativas, os especialistas não estão conseguindo considerar essa seleção como a clara favorita.

Sendo que jogadores como Pogba não deverão estar presentes por lesão, a verdade é que Mbappé e Benzema serão os claros astros do time. No entanto, juntando jogadores como Kanté,  Varane, Coman, entre muitos outros, fica evidente que não será por falta de qualidade (especialmente na componente ofensiva), que a seleção francesa não possa ser uma verdadeira dor de cabeça a qualquer seleção. 

Será dessa que a seleção inglesa leva a Copa para casa?

Mesmo não tendo um histórico muito favorável nas grandes competições, especialmente nos últimos 50 anos, a verdade é que a seleção inglesa está muito bem cotada, a poucos meses do início da Copa do Mundo 2022. Tal acontece porque, para além das meias da Copa do Mundo da Rússia 2018, a seleção de Southgate esteve muito próximo de ganhar sua primeira Eurocopa, demonstrando que essa nova geração inglesa é a melhor desse século.

Com jogadores como Foden, Sterling, Kane e muitos mais, fica muito óbvio que essa seleção jovem terá tudo para conseguir não só passar da fase de grupos, mas também chegar longe na competição. Porém, se esperam duros testes para que, de uma vez por todas, e como os torcedores ingleses cantam regularmente: “o futebol retorne a casa”. 

Alemanha, Portugal, Bélgica e Argentina correndo por fora?

Claro que na análise das seleções mais fortes para essa Copa do Mundo 2022, esses nomes também não devem ser ignorados. Com gerações muito fortes, a verdade é que esses nomes poderão realmente criar sérios problemas a qualquer dos favoritos já analisados. Especialmente tendo em consideração que se no lado de essa deverá ser a última Copa de Cristiano Ronaldo, também na esse poderá ser a última tentativa séria que Messi poderá ter de se tornar pela primeira vez campeão do mundo pela Argentina. Também por essas componentes essa Copa do Mundo 2022 terá tudo para ser uma das melhores da história.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.