Para Jamil Chade, colunista do UOL, “a decisão do presidente Jair Bolsonaro (PL) de visitar a Rússia na semana passada entrará para a história da diplomacia presidencial brasileira como um dos maiores equívocos cometidos por um chefe de Estado”. Isso porque a Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). Segundo a imprensa internacional, tropas russas se deslocam com velocidade por várias regiões do país.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, autorizou operação militar especial no leste da Ucrânia, após anos de avanço dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre território ucraniano que fazia parte da antiga URSS. Moradores fogem e filmam explosões em várias cidades, inclusive na capital ucraniana Kiev. Resistindo, as forças militares da Ucrânia informaram que mataram pelo menos 50 soldados russos. 

Diante da situação, brasileiros, apesar de longe, passaram a se preocupar, temendo a posição de Bolsonaro sobre o ataque, já que, na semana passada, Jair se declarou solidário à Rússia, que já apontava que faria uma intervenção na Ucrânia. A petição geral é para que ele “fique quieto”. 

O assunto está entre os mais comentados do momento no Twitter no Brasil. Confira os memes e a repercussão nas redes sociais: