Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Artista Plástico Adielso Rodrigues e as diferentes percepções dos estilos geométrico e abstrato

Fundador do Atelier Qabana e autor da obra ‘Cerejeiras’ e ‘Ponto de Fuga’, explica as diferenças entre os movimentos artísticos
Conteúdo de Marca -
foto: divulgação

A arte possui diversos estilos que foram surgindo com o passar dos anos, dentre eles o abstrato e o cubismo, incluindo, esses dois estilos são considerados uns dos mais importantes do século XX.

Ainda que sejam estilos diferentes, é possível que eles se misturem e formem um novo estilo, como por exemplo, o abstracionismo geométrico, em que as formas geométricas contribuem para que uma obra abstrata consiga passar sua informação. Inclusive, essa vertente teve forte influência de outros movimentos, sendo o cubismo e o futurismo os principais.

Esse período foi caracterizado por uma importância muito maior de permitir que as pessoas pudessem interpretar as obras de forma subjetiva, com sentimentos e emoções, do que de fato retratar a realidade como ela é.

O artista plástico Adielso Rodrigues, fundador do atelier Qabana, explica como os estilos imprimem personalidade e geram diferentes percepções:

“Uma das principais características da arte abstrata é a representação de objetos e paisagens que não sejam de formas reais, ou seja, são bem diferentes da realidade que estamos conseguindo ver. Inclusive, esse movimento foi considerado oposição a outras vertentes de vanguarda na Europa,” explica.

Quando o estilo começou a ser empregado, foi considerado uma ruptura com outros movimentos artísticos da época, visto que pela primeira vez os artistas não retratavam a realidade da maneira em que ela é.

foto: divulgação

Já o estilo geométrico é considerado uma das mais antigas manifestações artísticas, visto que desde o período paleolítico os homens que ali viviam ‘decoravam’ suas cavernas com essas formas.“Atualmente, o estilo geométrico é versátil, sofisticado e contemporâneo, ajudando a criar uma atmosfera descontraída, divertida e inspiradora” pontua Adielso Rodrigues, fundador do atelier Qabana. Esse tipo de obra é o ponto alto das suas criações.

“O maior sucesso do público no atelier são as obras das séries geométricas, principalmente a obra ponto de fuga”, explica Adielso.

Por: TH Assess SP

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Morador do Jardim Monte Alegre cai em ‘golpe de investimento’ e sofre ameaças

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Corinthians expõe falhas a Dorival no Maracanã e é goleado pelo Flamengo

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio

MidiaMAIS

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Estão previstas, a partir de terça-feira, apresentações do primeiro longa-metragem dirigido por pessoa com deficiência, além de musicalização improvisada de cinema-mudo

Polícia

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Motorista comprovou que no momento da abordagem, realizava corrida por plataforma de transporte de passageiros

Cotidiano

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Amiga do religioso, dona Lourdinha disse que dom Orani Tempesta seria papa