A arte possui diversos estilos que foram surgindo com o passar dos anos, dentre eles o abstrato e o cubismo, incluindo, esses dois estilos são considerados uns dos mais importantes do século XX.

Ainda que sejam estilos diferentes, é possível que eles se misturem e formem um novo estilo, como por exemplo, o abstracionismo geométrico, em que as formas geométricas contribuem para que uma obra abstrata consiga passar sua informação. Inclusive, essa vertente teve forte influência de outros movimentos, sendo o cubismo e o futurismo os principais.

Esse período foi caracterizado por uma importância muito maior de permitir que as pessoas pudessem interpretar as obras de forma subjetiva, com sentimentos e emoções, do que de fato retratar a realidade como ela é.

O artista plástico Adielso Rodrigues, fundador do atelier Qabana, explica como os estilos imprimem personalidade e geram diferentes percepções:

“Uma das principais características da arte abstrata é a representação de objetos e paisagens que não sejam de formas reais, ou seja, são bem diferentes da realidade que estamos conseguindo ver. Inclusive, esse movimento foi considerado oposição a outras vertentes de vanguarda na Europa,” explica.

Quando o estilo começou a ser empregado, foi considerado uma ruptura com outros movimentos artísticos da época, visto que pela primeira vez os artistas não retratavam a realidade da maneira em que ela é.

foto: divulgação

Já o estilo geométrico é considerado uma das mais antigas manifestações artísticas, visto que desde o período paleolítico os homens que ali viviam ‘decoravam’ suas cavernas com essas formas.“Atualmente, o estilo geométrico é versátil, sofisticado e contemporâneo, ajudando a criar uma atmosfera descontraída, divertida e inspiradora” pontua Adielso Rodrigues, fundador do atelier Qabana. Esse tipo de obra é o ponto alto das suas criações.

“O maior sucesso do público no atelier são as obras das séries geométricas, principalmente a obra ponto de fuga”, explica Adielso.

Por: TH Assess SP