Pular para o conteúdo
Sem Categoria Variedades

Suas fotos podem ser vistas pelo mundo; saiba como

Existe muitas maneiras de se trabalhar com fotos, neste artigo vamos falar um pouco sobre a técnica e como ela se relaciona com a tecnologia.
Arquivo -

Não é de hoje que o mundo está na era do “mostre, não conte”, e como Facebook, e, acima de todas, estão aí para provar o sucesso que as fotos fazem num mundo conectado.

Existe um sem-número de maneiras de trabalhar com imagens, já que elas podem ser desde desenhos e pinturas até fotografias, com um mundo a ser explorado entre eles (e além também). O ser humano usa a arte plástica para se expressar antes da invenção da escrita, e isso mudou menos do que se poderia pensar.

Neste artigo vamos falar um pouco não sobre a arte em si, mas sobre a técnica e como ela se relaciona com sua prima mais jovem, a tecnologia. Com as ferramentas certas e uma ideia na cabeça, é possível chegar mais longe do que se imagina.

 

Foto banco de imagens barco
Foto de banco de imagens colaborativo

Qualidade em primeiro lugar

O mundo é um lugar com paisagens incríveis para todos os gostos e em qualquer país onde se esteja. Entre montanhas e campos sem fim e vistas urbanas de tirar o fôlego, qualquer um com um bom olho pode imaginar a foto perfeita, por exemplo.

Só que, óbvio, ainda não chegar a uma era onde o olho humano possa registrar e compartilhar as imagens que observa, e para isso ainda dependemos de aparatos como celulares e câmeras. Aqui entra outro óbvio: quanto melhor a qualidade desse equipamento, melhor tende a ser a realização da obra final.

Aquelas velhas câmeras digitais do dia a dia ficaram para trás com a década de 2000, uma vez que smartphones se tornaram capazes de absorver esse recurso em suas câmeras cada vez mais potentes. O trabalho artístico de verdade e, acima de tudo, o profissional, porém, ainda é feito com câmeras, e câmeras boas.

Marcas como a Canon continuam dominando o mercado de fotografia profissional, mas isso não implica um obstáculo na hora de compartilhar o trabalho feito pela internet – ao menos, não mais. Com fotos tiradas com uma Canon, por exemplo, contam com formato digital que pode ser trabalhado diretamente em dispositivos Windows, Android, Macintosh, Linux e iOS.

Só fique atento ao formato do arquivo das fotos, já que algumas câmeras, como a própria Canon, tem arquivos diferentes que podem acusar uma falta de compatibilidade com programas e dispositivos. Se esse for o caso, acesse https://filememo.info/extension/cr2 para saber quais programas têm compatibilidade com as câmeras Canon. O site também tem um acervo enorme de tipos de arquivos e como eles podem ser abertos e editados.

 

Sites como o Zooz Wiki espalham conhecimento e aceitam colaboradores

Não importa o seu método de trabalho e muito menos suas limitações geográficas de deslocamento. Qualquer lugar pode oferecer a fotografia perfeita, basta saber como obtê-la, e sobre isso já falamos.

Não importa se você está no pantanal mato-grossense ou fazendo uma viagem especial pelo Himalaia, a internet oferece todos os recursos necessários para que seu trabalho enquanto fotógrafo, amador ou profissional, seja devidamente documentado, registrado e compartilhado.

É possível contribuir com fotos de animais para colaborativas especializadas, como o Zooz Wiki. Quem estiver na Amazônia contribui com uma foto de onça-pintada e, ao mesmo tempo, pode observar o trabalho de um australiano que capturou em imagens um canguru, e assim por diante.

Além de poder colaborar com a foto, é possível ajudar na descrição do animal e contribuir para o conhecimento global, como a Wikipedia, a mãe das enciclopédias eletrônicas, faz.

Foto de onça pintada na arvore
Banco de Imagens colaborativo

Já citamos o Instagram, mas ele é apenas a superfície quando se trata de compartilhamento de imagens e, num plano maior, experiências. Existe uma infinidade de sites, blogs e outras redes sociais nos quais é possível encontrar trabalhos incríveis sobre todos os nichos imagináveis.

Uma outra possibilidade bem legal sobre compartilhamento é disponibilizar essas imagens, seja lá quais forem, em sites que funcionem como banco de imagens gratuitos, como o Pixabay, um dos mais famosos. É uma forma de não apenas se fazer ser visto através das fotos que você tira, como também contribuir com diversos fins para interessados em qualquer lugar do mundo.

 

Veja tudo e seja visto por todos

Não existe um grande segredo para fazer um trabalho fotográfico interessante, e cada pessoa com suas ideias pode fazer a diferença contribuindo tanto com os bancos de dados e enciclopédias online que citamos quanto postando em redes sociais, blogs e sites de todos os tipos.

Para entrar de vez nesse segmento, a primeira dica é: observe tudo o que está sendo feito. Siga perfis similares ao que você pretende construir nas redes sociais e pesquisa a respeito do tema. Sabendo o que está sendo feito, você encontra um espaço para criar e crescer onde ainda não tenham chegado.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maior do mundo: Brasil inaugura biofábrica de mosquitos Wolbitos para o combate à dengue

Antes de show de Gian e Giovani, arquibancada desaba e deixa 30 pessoas feridas em SP

Encerram neste domingo inscrições para concurso da Câmara de Ladário

Neymar rebate pergunta feita por repórter sobre seu estado de saúde: ‘De novo isso, mano?’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Vitória do São Paulo sobre o Corinthians mantém invencibilidade do tricolor em casa no Brasileirão

Últimas Notícias

Cotidiano

Empreendedores e agricultores já podem se inscrever para vender no mercado da UFMS

Inscrições para seleção de expositores no Mercado-Escola vão até 29 de julho

Mundo

Enchentes e deslizamentos matam 17 pessoas na Coreia do Sul

Onze pessoas permanecem desaparecidas

Polícia

Dezesseis anos após cometer homicídio, homem é preso em Campo Grande

Fabrício Mansano Lima é acusado de participar do homicídio de Wellington Nilton da Silva de Sousa, no dia 14 de setembro de 2009

Brasil

AGU pede ao STF investigação de investimentos suspeitos em dólar no Brasil antes do tarifaço de Trump

O pedido ocorre diante de suspeitas de uso de informações privilegiadas em operações atípicas de câmbio, realizadas antes e depois do anúncio da taxação aplicada ao Brasil pelo governo norte-americano