Posts nas redes sociais dizem que anfíbio teria 3 metros

Foto compartilhada por várias páginas no Facebook sobre uma suposta rã, de 3 metros, capturada em , 413 km de Campo Grande, intrigou internautas na tarde desta terça-feira (10). Muitos apontaram a imagem como falsa, mas teve aqueles que afirmaram, inclusive, já terem visto anfíbio como o da imagem.

Em uma das publicações, com quase 5 mil compartilhamentos, afirma que a rã tem três metros e 110 kg, deixando moradores ainda mais curiosos. Para esclarecer a veracidade da foto, o Jornal Midiamax conversou com o biólogo José Lombo que bateu o martelo: imagem é totalmente falsa.

O biólogo esclareceu que seria impossível uma rã atingir tais proporções. “Parece a rã-touro, mas a perspectiva da foto é que não permite comparação com alguma escala. Até parece maior pelo ângulo”, afirmou.

Ainda segundo Lombo, medidas apontadas são extremamente exageradas, pois a maior rã seria a da espécie touro, sendo que seu peso máximo seria 2 kg e a rã-golias, que pode chegar a 3,5 kg. Por tanto, “a rã gigante de Porto Murtinho” não passa de uma história de pescador.

A reportagem entrou em contato com algumas páginas que compartilharam as imagens para identificar o possível autor das fotos, mas até o momento, não foi localizado.

O que dizem os internautas

Uma das internautas comentou que acharia possível, sim, existir um anfíbio daquele tamanho, pois esteve recentemente na cidade e teria pescado um peixe enorme.

Outro usuário afirma que já ouviu histórias em que rãs como as da foto foram capturadas por índios e tamanho chega a ultrapassar três metros. “É pré-histórico e só é encontrada no lado paraguaio”, continuou o homem.

Outra aproveitou para criticar a captura da suposta rã. “Porque matar? Deixa ela no seu habitat. Por isso que o mundo está do jeito que está, no fim”, disse.

E como não poderia deixar de faltar, teve aqueles que aproveitou para fazer piadas com a imagem duvidosa. “Chama a turma do Scooby-Doo pra (sic) eles verem quem está dentro da fantasia”, comentou um internauta.

“Fui pescar no rio Paraguai uma vez, do lado paraguaio, e fisguei um lampião aceso”, brincou outro rapaz.