Local reúne arquitetura, música, fotografia, design e gastronomia

A ideia de montar uma estrutura diferente que reunisse diversos serviços em era um dos sonhos do designer Kenzo Minata, que já guardava o projeto há alguns anos. Assim, quando os parceiros ideais surgiram, no caso, os arquitetos e amigos de longa data Thiemy Shinzato e Lucas Caneca, os planos de uma plataforma colaborativa – a Brava – finalmente saiu do papel.

Localizado numa das regiões onde a história da cidade está mais presente, na Avenida Calógeras, bem em frente a Estação Ferroviária, a casa que abriga a Brava é patrimônio histórico, o que tem tudo a ver com a proposta. Nem a burocracia de reformar um imóvel protegido desanimou a turma. “Quando a gente viu o imóvel desocupado, não tivemos dúvidas de que ia ser lá”, revela Kenzo.

Um espaço colaborativo é aquele que reúne em um só lugar parceiros em torno de um tema e que além de dividirem despesas, pensam no negócio de forma mais orgânica e interligada, como se tudo fosse um só elemento, dentro do conceito da economia criativa. No caso da Brava, o local reúne as paixões dos sócios: arquitetura, música, fotografia, design e gastronomia – tudo num só lugar.

A ideia está em execução já há cerca de cinco meses, isso desde as primeiras conversas, procura do ponto e elaboração do plano de negócios. “No imóvel já estamos há três meses, na correria para abrir as portas nesta sexta”, conta Kenzo. Depois da inauguração, o espaço vai contar com programação diversa e a cada dois meses terá novidades ao público.

“Somos uma plataforma colaborativa. Temos um escritório de arquitetura, um escritório de design, tem uma loja, um ambiente de moda com três araras colaborativas de marcas regionais e também temos um ambiente que é um bar e outro que é uma hambugueria. Somos várias pessoas juntas para viabilizar o espaço. É um trabalho de equipe”, explica o designer.

Equipe da BRAVA no evento teste da cozinha Don Menegazzo / Divulgação

 

Parcerias

Os livros de arquitetura trazem o conceito de casa como uma espécie de organismo, no qual cada cômodo tem uma função. Também é assim na Brava: cada espaço da casa foi dividido de forma a acolher cada parceiro, cuidadosamente selecionado nesta primeira fase do projeto: a fotógrafa Pri Mota e a jornalista Clarissa de Faria. A equipe também busca um designer gráfico para terminar de compor a equipe no espaço de co-working.

Além dos profissionais, a Brava conta com móveis reciclados de Kenzo (já representados pela marca Brava), e comercializa na loja cerâmicas UDU, luminárias da Casa do Vidro e camisetas da Touché e Capivaral, além de outras parcerias, como a Parmelitas, da publicitária Ana Paula Palmeira.

Claro, comida de qualidade também está presente na iniciativa: a cozinha foi destinada aos irmãos Menegazzo, que instalaram a ‘Don Menegazzo' – uma hamburgueria de alto padrão com atendimento diário, além do bar.

A Brava abre as portas nesta sexta-feira (13), a partir das 18h. Em junho o espaço prepara-se ainda para receber a arquiteta Roberta B. Zaghe, que irá ministrar um curso de Revit para profissionais da área e estudantes. As vagas são limitadas.
 
Serviço – A Brava fica na Rua Calógeras 3100, em frente ao Armazém Cultural e funcionará de quarta a domingo, das 13h às 22h. Siga no Facebook e no Instagram. Outras informações: (67) 3253-3795.

 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].