MidiaMAIS lista truques e dicas de organização

Quem cuida de sua própria casa no cotidiano sabe como muitas vezes a bagunça toma conta de cada cômodo. Manter uma casa em ordem é um desafio nada moderno, porém, existem vários modos de se organizar um espaço para que ele fique funcional e agradável. A mais nova “guru” da organização, a japonesa Marie Kondo, em seu livro “A Mágica da Arrumação”, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias, explica a base do método KonMari, que organiza as coisas de um lar (do guarda-roupa ao armário do banheiro) a partir de decisões voltadas para o afeto que cada pessoa tem com um determinado item. 

Parece complicado? Pois não é. Basta boa vontade e muito ânimo para meter a mão na massa. Você precisa selecionar itens que não encontram mais uso ou que você não sente uma boa energia e dar um destino correto para eles. Mas em caso de pouco espaço ou poucos armários, por exemplo, colocar um método como o de Marie Kondo em ação pode ser um problema. Pensando nisso, o MidiaMAIS separou 7 dicas valiosas para você organizar sua casa sem gastar muito e de forma fácil. Confira a lista total abaixo. 

1. Comece pelos papeis e jogue fora o que está sem uso. 

Deixe seus papeis organizados por ordem de importância / Foto: Wikihow/Divulgação

 

Faça um “pente fino” por todos os papéis da casa, não importando o cômodo. Doe os livros que não lerá e também nunca leu. Separe uma caixa organizadora para documentos importantes com um tamanho um pouco maior que o de uma folha A4, e deixe-os abertos, sem papel dobrado para ocupar espaço. Revistas, cartões velhos de Natal e outros papéis velhos devem ser descartados na coleta seletiva. 

2. Organize por coisas e não cômodos.

Tente um método diferente: ao invés de arrumar “o quarto”, “a sala” e “a cozinha”, organize seus objetos. A ideia vem do método de Marie Kondo e mantém o foco nas coisas e não nos lugares. Como os objetos ficam espalhados por vários cômodos da casa, é provável que você não consiga ter uma noção de quantas escovas de cabelo,  sapatos ou livros tem. A dica da especialista é a seguinte: vá pegando os objetos que pertencem a uma determinada categoria (se forem cosméticos, por exemplo, inclua todos os produtos de beleza que estão espalhados pela casa) e reúna tudo num lugar apenas (determinado por você). A ideia é ter espaços específicos para cada tipo de coisa. E nunca guardar em outro lugar que não aquele escolhido.

3. Tenha 30 minutos de organização por dia. 

Organize por 30 minutos apenas por dia / Foto: Shutterstock/Divulgação

 

 

Se você trabalha de manhã ou à tarde, esse momento pode ser à noite. Deve ser obrigatório: durante 30 minutos por dia você irá organizar alguma coisa. Pode ser tirar o lixo acumulado, recolher copos e canecas de cômodos onde não pertencem, juntar a roupa para lavar, jogar fora papéis acumulados ou recolher qualquer objeto que esteja fora do lugar. 

4. Não empilhe seus calçados e deixe-os visíveis. 

Organize os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los. Não deixe os calçados amassarem. Assim, evite empilhá-los. Se for inevitável, coloque as sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um enchimento dentro. Outra opção é guardá-las presas a um cabide com presilhas ou pregadores.

5. Guarde as roupas de forma visível e por estação.

Camisetas podem ser dobradas e colocadas na vertical / Foto: Magia da Organização/Divulgação

 

Posicione as roupas da estação onde for mais fácil pegá-las. No inverno, guarde os casacos pesados em cabides. No verão, guarde-os junto com malhas nos maleiros. Além de separar por estação, organize as roupas segundo uma lógica que você preferir: frequência de uso, tamanho ou cor. Deixe tudo bem visível para não bagunçar nada na hora que for pegar para vestir. 

6. Organize a comida não-perecível em potes. 

Para evitar carunchos (aqueles insetos desagradáveis que habitam grãos e produtos alimentícios que temos em casa), basta arejar bem seus armários e guardar cada alimento em um pote hermeticamente fechado. Para que fiquem bem organizados, coloque etiquetas em cada pote, e escolha os recipientes de forma padronizada. A comida não estraga e a organização fica evidente. 

7. Guarde potes de plástico sempre com a tampa. 

Tenha padrão nos potes para manter a ordem no armário / Foto: Dicas da Lucy/Divulgação

 

Quem nunca perdeu a tampa de um pote bem na hora em que precisou usar? Para que seus potes não percam suas tampas “sozinhos”, tenha sempre a tampa e a vasilha juntos, tanto no uso quanto após lavar e guardar. Caso a tampa continue sumindo, considere comprar potes que a tampa é fixa, para jamais perder novamente. Evite potes de vários padrões pois ficam desorganizados dentro do armário. 

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].