Fabricante de veículos testa skate que flutua em pista na Espanha

A Lexus, marca de luxo que faz parte do grupo Toyota, divulgou nesta quarta-feira (5) um vídeo de testes realizados com o Hoverboard, um skate voador similar ao que Marty McFly usa no filme “De volta para o futuro 2”, de 1989.

Segundo a empresa, o desenvolvimento começou há 18 meses e teve ajuda de cientistas especializados em tecnologia de levitação magnética.

Os testes foram feitos na Espanha em uma pista modificada com 200 metros de manta magnética por baixo do piso e trechos com água por onde o skate sem rodinhas flutua perfeitamente.

O “piloto” de testes foi o skatista Ross McGouran. “Passei mais de 20 anos andando de skate, mas sem atrito é como se eu precisasse aprender uma nova técnica, principalmente em relação a postura e equilíbrio”, afirmou.

No vídeo é possível ver que McGouran sofre no começo para conseguir realizar algumas manobras na pista.

 

Como pode?

O Lexus Hoverboard foi construído com blocos supercondutores (materiais quase sem resistência ao fluxo elétrico) de alta temperatura armazenados em pequenos reservatórios de nitrogênio líquido, que é responsável por resfriar o conjunto a -197°C, o que explica a fumaça branca saindo.

Quando está na temperatura ideal, o skate é colocado sobre a pista de imãs permanentes. Neste ponto, o campo magnético da pista age sobre os supercondutores e mantém a distância entre o chão e a prancha, mesmo com McGouran saltando em cima dele.

 

Marketing

A ação da Lexus, no entanto, é muito mais uma forma de marketing do que realmente um investimento em novas tecnologias.

O projeto faz parte de uma tentativa de mostrar a capacidade de inovação e imaginação da marca japonesa. O slogan é “Fazendo o impossível possível”.

A fabricante esclarece que o skate voador é meramente um protótipo e não tem planos para comercializá-lo.

 

Sonho antigo

Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta tornar realidade a ficção vista na trilogia “De volta para o futuro”, dirigido por Robert Zemeckis. Entre as últimas empreitadas está a da americana Hendo, que conseguiu arrecadar mais de US$ 500 mil para construir o primeiro Hoverboard comercial.