Variedades

Estudantes de MS são premiados na maior feira de ciências do mundo

Estudantes participaram da Intel ISEF, nos Estados Unidos

Clayton Neves Publicado em 18/05/2015, às 17h32

None
unnamed_1.jpg

Estudantes participaram da Intel ISEF, nos Estados Unidos

Os estudantes do Mato Grosso do Sul finalistas da maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), conquistaram prêmios especiais oferecidos por organizações internacionais que fomentam a ciência no mundo.

Os três estudantes do Colégio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Pedro Otávio Liberato Rocha, Lucas Moraes e Eduardo da Silva Campos, foram premiados pela American Meteorological Society, e levaram US$ 500.

Eles desenvolveram um protótipo de miniestação meteorológica, para análises focadas no mercado de agronegócios, utilizando as tecnologias para coletar e formatar dados considerados importantes na produtividade, disponibilizando-os de forma automatizada, de fácil leitura e entendimento a um custo reduzido se comparado a produtos similares. 

Já o estudante Luiz Fernando da Silva Borges, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana, recebeu uma menção honrosa da Organização dos Estados Americanos (OEA). O jovem estudante desenvolveu um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA

“A cada ano, temos visto mais reconhecimento dos projetos brasileiros na Intel ISEF e isso é resultado da crescente qualidade da ciência eles produzem”, comenta Fernanda Sato, gerente de Educação da Intel Brasil. “Para a Intel, investir na produção da ciência desde o estudante de nível médio é essencial para prospectar soluções que vão transformar os problemas locais e regionais,  [Pedro Otávio Liberato Rocha, Lucas Moraes] mostrando ao mundo que os nossos jovens são inventivos e empreendedores”. 

Comitiva brasileira – Os estudantes brasileiros finalistas da Intel ISEF conquistaram 12 prêmios, sendo quatro da feira, oito prêmios especiais, incluindo as menções honrosas.

A lista completa de finalistas está disponível no programa do evento. A Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel 2015 é financiada em conjunto por Intel e Intel Foundation, com prêmios e suporte adicionais de dezenas de outras organizações corporativas, acadêmicas, governamentais e focadas em ciências. Este ano, aproximadamente US$ 4 milhões foram distribuídos como prêmios.

Jornal Midiamax