Guerreirinha: Apesar de internação e cirurgias no coração, Alana não perde essência de criança

Criança está internada na Santa Casa de Campo Grande, participando de brincadeiras e passeios no processo de recuperação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
alana
Alana passa por internações desde que nasceu (Divulgação, Santa Casa)

Quem observa a pequena Alana Vitória da Silva de Brito, de apenas 4 anos, passeando pelos corredores ou jardim da Santa Casa de Campo Grande não imagina a superação e vontade de viver da criança. Com apenas quatro dias de nascimento, a menina passou por cirurgias cardíacas e internações.

Ainda na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Alana não perde a essência de criança, com pleno interesse em se divertir e brincar. A mãe, Adriana da Silva, conta que a filha faz sessões de fisioterapia, que incluem passeios em volta do hospital e atividades na brinquedoteca.

“Segue internada há dois meses. Ela fez uma nova cirurgia cardíaca delicada, mas está bem. Quando ela nasceu, tive que sair do serviço para cuidar dela. Alana nasceu com cardiopatia e apenas com quatro dias de vida fez a primeira cirurgia. Com 11 meses fez a segunda e está última é a terceira”.

Alana passeia em triciplo pelos corredores do hospital (Arquivo pessoal)

Guerreirinha

Para a mãe, Alana tem sido forte e superado obstáculos ao nível de um adulto, por exemplo, dormindo sozinha na UTI. “Eu passo o dia com ela e depois vou para casa. Por enquanto, ela não tem previsão de alta. No dia 10 de fevereiro ela completa 5 anos, infelizmente, acho que ela vai passar o aniversário internada”, lamenta.

Conforme a fisioterapeuta do hospital, Poliany Tassoni, a fisioterapia devolve ao paciente a rotina de atividades que auxiliam na recuperação, por exemplo, brincadeira com crianças.

“O paciente que passa pelo processo de internação, quando fica muito tempo no leito de UTI, começa a perder a força muscular e massa muscular. Então, nós da fisioterapia já começamos o processo de reabilitação dentro da UTI. Nosso objetivo sempre é devolver a funcionalidade do paciente”.

Confira o vídeo:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

dengue
Fiscalização escolar