O anoitecer revela um problema recorrente em alguns bairros de Campo Grande: a falta de iluminação pública. Com postes sem lâmpadas ou com luminárias queimadas há mais de 5 meses, moradores ficam totalmente no escuro.
A situação preocupa não só pela escuridão, que interfere no cotidiano da população, mas por evidenciar outro problema: segurança pública. “Estamos no escuro e isso é perigoso”, diz um morador do Jardim Tijuca, que convive com essa situação há mais de 5 meses.
Segundo relatos, desde dezembro de 2024, moradores acumulam protocolos com pedidos de iluminação para a Rua Severino Pinheiro. “Já foi solicitado aos responsáveis, mas um órgão joga para outro e o problema continua sem solução. Estamos no escuro”, lamenta outro morador.
O problema também é recorrente no Bairro Aero Rancho, principalmente no cruzamento entre a Rua Graciliano Ramos e a Avenida Costa Melo. “Estamos totalmente no escuro por aqui”, afirma uma moradora à reportagem do Midiamax.
A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) afirma que o problema ocorre devido aos crescentes furtos de fios de energia elétrica e atos de vandalismo.
“Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos vem registrando aumento nos casos de furtos de fios e danos ao sistema de iluminação pública”, justifica.
Em nota, a Sisep alega que “nem sempre dispõe de peças e luminárias para pronta reposição” e que isso é um dos motivos que retarda os serviços de resolução do problema.
“Nem sempre a Secretaria dispõe de peças e luminárias para pronta reposição, o que tem provocado demora no atendimento a algumas solicitações”, pontua.
Em nota, a Sisep garante estar “trabalhando para agilizar a aquisição dos materiais para reposição e também buscando alternativas para reduzir os casos de furtos de fios de cobre”, porém, não informou prazo para que os problemas sejam solucionados.
Confira a nota na íntegra:
“Desde o ano passado a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) vem registrando aumento nos casos de furtos de fios e danos ao sistema de iluminação pública e nem sempre a Secretaria dispões de peças e luminárias para pronta reposição, o que tem provocado demora no atendimento a algumas solicitações. A Sisep vem trabalhando para agilizar a aquisição dos materiais para reposição e também buscando alternativas para reduzir os casos de furtos de fios de cobre”.