VÍDEO: Jiboia adulta atravessa avenida e entra em motor de carro parado em avenida da Capital
Jiboia resgatada mede 2,5 metros e pesa 12 kg
Aline Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Já imaginou estar parado em uma avenida e de repente ter o carro invadido por uma jiboia? Parece improvável, mas não na capital de Mato Grosso do Sul. Essa situação foi vivenciada, na tarde desta quinta-feira (21), por uma condutora, em Campo Grande.
A mulher estava com o veículo parado na Avenida Dom Antônio Barbosa, quando a serpente atravessou a avenida e entrou dentro do motor. Segundo informações da 1ª Companhia do 1º Batalhão da PMA (Polícia Militar Ambiental), a jiboia é adulta, mede em torno de 2,5 metros e pesa aproximadamente 12 kg.
O resgate aconteceu em uma oficina mecânica, com apoio da PMA. Os militares tiveram que usar um elevador hidráulico para retirar a serpente. A jiboia foi resgatada e levada para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passará por avaliação sobre o estado de saúde e, por fim ser liberada em em seu habitat natural.
O que fazer ao encontrar uma serpente?
Conforme a PMA, o aparecimento de cobras e serpentes em áreas urbanas é mais frequente durante o período chuvoso, quando esses animais saem em busca de alimentos, como anfíbios e pequenos roedores.
A PMA alerta que em casos de aparecimento de serpentes em residências, ou outras áreas urbanas, é fundamental manter distância segura do animal, nunca tocar, ou tentar capturá-lo por conta própria e sempre acionar a Polícia Militar Ambiental da região, ou outro órgão responsável pela proteção da fauna silvestre em sua região.
É importante não subestimar a serpente, mesmo que não seja de espécie venenosa. O correto é sempre considerar que pode representar um risco à saúde.
Outro alerta é sempre observar atentamente locais de caminhada, que, geralmente, são próximos de áreas verdes e evitar pisar em locais onde não se pode visualizar claramente o chão, além de ter cuidado ao colocar as mãos em áreas de difícil visibilidade.
A PMA também reforça que todos os animais desempenham papéis importantes no equilíbrio do ecossistema e na manutenção da cadeia alimentar. Portanto, matar ou maltratar animais silvestres não apenas é considerado crime, mas também pode causar desequilíbrios graves entre as espécies.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.