Presidente da de , município distante 70 quilômetros de , Otacir Figueiredo, o Gringo (PP), disse nesta terça-feira (23) que ele e a prefeita (PP) estão ‘muito tranquilos' com o pedido de abertura de uma a ser votado na Casa hoje.

“Vamos jogar para os vereadores decidirem”, disse o presidente. Vanda tem a maioria dos parlamentares de Sidrolândia como base de apoio da sua administração, apesar do escândalo de corrupção na cidade. No início do mês, a terceira fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) prendeu o genro dela, vereador de Campo Grande Claudinho Serra (PSDB).

Gringo ainda criticou o pedido feito pelo vereador Enelvo Felini Júnior (PSDB). “Vamos botar para o plenário e apreciar, seguir o rito. Embora tem algumas coisas que estão incorretas, os procedimentos não foram os mais adequados. Mas a gente vai jogar para os vereadores. É seguir o rito”, aponta.

Assim, o parlamentar diz acreditar que as informações que a Justiça precisa já estão na operação deflagrada. “A população toda está sabendo, não tem o que esconder nada. Então a prefeita está muito tranquila com relação a isso, eu também estou muito tranquilo. Eu acho que o que deve ser feito tem que ser feito, e a justiça tem que prevalecer mesmo. Eu acho que todo servidor público, assim como eu, somos alvos de poder ser investigados pela Justiça, e isso é natural”, finalizou.

Vereador Enelvo Júnior (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Autor do pedido, Enelvo Júnior disse acreditar que a prefeita ter maioria na Casa dificulta a aceitação do pedido. Mesmo sob pressão popular, já que a Câmara começa a receber mais pessoas interessadas pela política local, desde que a operação foi deflagrada, atrás de respostas do Legislativo.

“[Ter maioria na base] dificulta. Nós [oposição] temos cinco vereadores que não são base e dentro desses cinco eu não posso votar, porque eu fui o proponente. Então, a gente fica um pouco ansioso nessa questão, mas acredito que os vereadores que estão eleitos aí, foram eleitos para fiscalizar e eles vão fazer a parte deles. Ainda temos esperança”, afirmou.

Para Enelvo, a população está esperando uma resposta dos vereadores. “Na semana passada teve uma escola fechada por falta de manutenção. Então isso aí é reflexo da corrupção que se instaurou dentro do município”, conclui.

Pedido de investigação

Na última semana, o vereador Enelvo Felini Júnior (PSDB) fez a leitura do requerimento que protocolou na Câmara de Sidrolândia para pedido de abertura de comissão processante contra a prefeita Vanda Camilo (PP). Presentes na sessão, moradores da cidade pediram regime de urgência na tramitação.

“Sei que todos que estão aqui pedem uma Sidrolândia mais limpa e transparente. Peço que todos os vereadores se atentem a nossa responsabilidade de fiscalização, e em atenção a todos os moradores de Sidrolândia”, disse na ocasião. O pedido será apreciado nesta terça-feira.