Nas cidades e zonas rurais, PMMS intensifica combate desde pesca predatória a furto de fios
Operação será realizada em nível nacional, com 144 policiais mobilizados em Mato Grosso do Sul
Victória Bissaco –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Intensificação no combate aos crimes em todas as áreas de Mato Grosso do Sul, tanto nas cidades quanto nas zonas rurais. Assim será a ação da PM (Polícia Militar) pelos próximos dois dias, durante a 9ª fase da Operação Força Total, deflagrada nesta quinta-feira (21). Os resultados serão apresentados a nível nacional na próxima segunda-feira (25).
O comandante-geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes, explicou que o combate será aumentado para todos os crimes, como furtos, roubos, tráfico de drogas, tráfico de armas, entre outros. Contudo, o principal objetivo é garantir a segurança da população, com demandas do 190 fortalecidas. “Mas esse é o cotidiano das policiais militares”, afirma. A operação mobiliza 144 policiais militares.
O diferencial da Operação Força Total é apresentar os resultados a nível nacional. “Nós vamos somar todos os números das apreensões, das prisões de todo o nosso Brasil. Mostrar o que nós, polícias militares, apreendemos nos resultados no Brasil como um todo”.
Esta nova fase marca, também, os 30 anos do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal.
Policiamento urbano
Tanto em Campo Grande quanto nas demais cidades de Mato Grosso do Sul, o policiamento urbano será ainda mais reforçado. Serão 50 viaturas do Comando de Policiamento Metropolitano empenhadas, com apoio de 20 viaturas do Comando Especializado, que é o Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais, com movimento de 170 policiais diários.
O comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Emerson de Almeida Vicente, explica que todas as regiões de Campo Grande possuem suas peculiaridades no quesito crimes, então, os policiais atuarão conforme a demanda dos bairros. Na região central, por exemplo, as maiores práticas têm sido furto de fios e pequenos furtos a estabelecimentos e populares.
No quesito furto de fios, o coronel Emerson relata que a PMMS realiza levantamento dessas manchas criminais, e atua nos horários com maior incidência. “Nós estamos trabalhando em contraturnos onde está tendo esse problema, às vezes na madrugada, no final da noite, para a gente coibir”, comenta.
Zonas rurais
O policiamento também será intensificado em toda a zona rural, uma lacuna preenchida recentemente. Os policiais atuarão, principalmente, nas estradas vicinais que cortam o estado. Nesses dois dias, as equipes realizam barreiras nos locais, com abordagens dos condutores.
O comandante do policiamento Rural no estado, Cleder Pereira da Silva, ressalta que grande parte dos crimes, tráfico de drogas, tráfico de armas, contrabando, todos passam pelas estradas vicinais. “É justamente essas estradas que nós atuamos”.
Piracema
A Piracema não fica de fora da Operação Força Total. Desde 05 de novembro está proibido qualquer tipo de pesca nos rios de Mato Grosso do Sul até o dia 28 de fevereiro de 2025, desde a modalidade Pesque e Solte, a pesca amadora e também a profissional.
Para o Tenente-Coronel, Jose Carlos Rodrigues, a natureza pede socorro. “O período de defesa, a Operação Piracema, é um período em que a natureza pede socorro e pede um momento para se recompor. Então, o Estado, através de um decreto do governo mental, proíbe a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul”.
Foram mapeados 184 pontos críticos, com uso de alta tecnologia, onde o policiamento da Piracema seja mais efetivo e eficaz, devido à incidência de pesca ilegal.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Servidora da UPA Coronel Antonino é agredida com dois socos por acompanhante de paciente
Vítima trabalha no setor de radiografia e foi atingida por socos pela autora, que era acompanhante de um paciente
São Paulo é valente, busca empate com o Atlético-MG e garante vaga na Libertadores
Paulistas buscaram empate após estarem perdendo por dois gols de diferença
Opositores denunciam novo cerco de Maduro à embaixada argentina protegida pelo Brasil
Opositores venezuelanos que estão refugiados na embaixada da Argentina em Caracas denunciaram neste sábado, 23, que policiais venezuelanos cercaram a embaixada e bloquearam o acesso a rua onde está a representação consular
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.