O relógio marcava 4h da madrugada da última terça-feira (7) quando Larissa Silva acordou quase sem conseguir respirar. Uma intensa fumaça causada pelo fogo no terreno baldio do cruzamento da Rua Mário Bodstein com a Torquato de Camilo cobria o bairro Carandá Bosque. A família foi obrigada a sair de casa pelo risco.

Imagens de câmeras de segurança registraram a proporção do fogo que atingiu o terreno baldio. Indícios do incêndio ainda eram notados durante a manhã. O grupo de moradores acredita que o fogo tenha sido criminoso, pois as imagens teriam flagrado uma dupla em uma moto.

“Era possível ver as chamas a três quadras de distância, a fumaça estava terrível. Na mesma rua/quadra estão fazendo descarte de lixos, às vezes, até jogam animais mortos, fica um cheiro insuportável. (Na noite passada), tivemos que sair às pressas, não tinha condições de ficar em casa. A fumaça era muita e estava em todo o cômodo. Tive que sair correndo com criança e cachorro”, lamenta.

O cruzamento deveria servir de acesso à Avenida Aracruz, entretanto, tem sido usado como um lixão para descarte de entulho. O registro feito por moradores mostra pneus, colchão, madeira e restos de materiais de construção despejados no local.

Solicito, portanto, que medidas enérgicas sejam tomadas para coibir essa prática, incluindo ações de fiscalização mais rigorosas e campanhas de educação ambiental.

“A Rua Mário Bodstein, com a rua Torquato de Camilo, deveria dar acesso à Avenida Aracruz, porém, a prefeitura não fez a pavimentação de uma distância de apenas uma única quadra. Sem a pavimentação, acabou virando ponto de lixo. Limpam um pequeno terreno público ao lado, mas este que é maior e está muito mais poluído, e agora virando descarte de lixos, parecem não fazer questão. Vemos o caminhão da Solurb limpando o pequeno terreno do lado, mas não fazem questão alguma de limpar onde realmente a situação está precária. A rotatória para os carros está terrível, fazer a curva ali tem que ter atenção dobrada mil vezes, o mato está invadindo a rua, tampando totalmente a visão. Fora a infestação de bichos”.

fumaça
Fumaça podia ser vista a distância (Fala Povo Midiamax)

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) disse que colocará na programação de serviços a limpeza da via. Não é possível, de imediato, dizer a data, pois a programação é diária e elaborada com base nas demandas recebidas pelo 156 e a plataforma Fala CG. “É importante que em casos como esses os moradores denunciem quem está jogando lixo e entulho em local proibido, ligando para o 153, acionando a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana. Lembrando que o descarte irregular é crime e quem for autuado via processo administrativo, pode ter que pagar multa que varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00”. 

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.