Ser artista independente requer muito esforço na divulgação do trabalho. Portanto, a criatividade e inovação, nessas horas, pode garantir ao artista um passo à frente. Sendo assim, Ruan Caballero, 27 anos, teve a ideia de percorrer os bares do Centro de Campo Grande, de mesa em mesa, apresentando seu novo videoclipe através de um QR-Code.

A ideia surgiu na véspera da Parada LGBTQIAPN+ 2024 de Campo Grande. Na ocasião, o artista não foi escolhido para subir ao palco e se apresentar, contudo isso não o fez desistir de divulgar seu trabalho no evento. O cantor acreditava que ali se encontrava o seu público alvo, já que suas músicas misturam os gêneros pop e reggaeton.

“Eu falei ‘preciso ser visto, eu acho que o meu público vai estar lá’. Eu achei importante chamar a atenção de alguma forma, aparecer, nem que seja falando de um a um. Então, produzi alguns cartazes e mandei imprimir na gráfica”, explicou.

O formato QR-Code facilitou que as pessoas conferissem o videoclipe da música ‘Incansable’, diretamente na plataforma Spotify, assim como as redes sociais de Ruan.

“Eu precisava que elas acessassem de uma maneira fácil o meu material. Hoje em dia a maioria dos celulares tem aquele acesso à leitura de QR-Codes. Então, eu fiz ali um link que dá acesso à todo meu material”, explicou.

Novos admiradores nas redes sociais

Ruan percorreu o evento e os bares da Rua 14 de Julho com o cartaz nas mãos, compartilhando seu trabalho com quem se mostrasse interessado. Como artista independente, o cantor não possui maiores recursos para investir em outdoors ou plotagem nos ônibus da cidade, por exemplo. Mas, essa pequena ação já rendeu novos admiradores nas redes sociais.

“Muitas pessoas são receptivas, automaticamente sacam o celular para poder escanear o QR Code, outras ali parece que sentem incomodadas. Mas, com essa ação que eu fiz, eu tive uma crescente tanto nas minhas redes sociais, quanto nos streams da minha música e do meu videoclipe. Então deu super certo, ainda bem”, conta.

Nesse contato com o público, Ruan recebeu vários feedbacks positivos, e conheceu de perto pessoas que já admiravam os seus trabalhos pela rede sociais. Essa experiência deu ainda mais incentivo para continuar realizando a ação pela Capital. “Eu conseguia ver na minha frente o meu público, as pessoas que consomem o meu trabalho e isso me deu mais gás para continuar falando com as pessoas”, conta.

Ruan levou cartazes com QR-Code em evento da Parada LGBT+ de Campo Grande. (Arquivo pessoal)

Carreira e cenário musical em MS

A paixão pela música começou quando Ruan trabalhava como produtor musical. Publicitário de formação, antes mesmo de ser cantor, ele tocou projetos de outros nomes da música em Campo Grande. E foi cantando nos karaokês da cidade que o artista recebeu incentivo para arriscar na carreira musical, dessa vez como cantor.

“Recebendo o feedback das pessoas toda vez que eu subia ao palco, foi me despertando essa vontade de fazer mais. Então, cada vez que as pessoas me abraçavam e falavam ‘você canta muito bem’, foi me dando essa vontade de fazer acontecer”, compartilhou.

Contudo, Ruan acredita que seu gênero musical não é tão valorizado em Mato Grosso do Sul, já que o sertanejo ainda é dominante. Com isso, o seu sonho é romper essas barreiras ainda presentes no estado e se tornar um nome relevante no mercado.

“Eu quero ser relevante no mercado, quero dar orgulho pro meu pai, meu estado, para minha cidade, para minha classe e para o meu público também, porque além de ser um artista pop reggaeton, eu também sou um artista LGBT, então eu quero mostrar que pessoas como eu podem realizar seus sonhos, podem chegar lá”, conta.