O concurso público da prefeitura de Sonora que previa a formação de cadastro de reserva com 79 vagas, foi cancelado após investigações contra a empresa organizadora. Com isso, os inscritos podem pedir o ressarcimento do valor.

O certame foi organizado pelo IPPEC (Instituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino de Cascavel), que é investigado por irregularidades em concurso no Paraná. Com isso, a seleção de Sonora foi suspensa pela organização e cancelada pela prefeitura.

Em diário oficial, a prefeitura esclarece que os inscritos devem pedir o ressarcimento do valor por e-mail, enviando requerimento para prefsonorams@gmail.com. O Requerimento deve conter a qualificação completa do candidato, bem como indicação de conta bancária para restituição, de titularidade do próprio candidato.

Caso o candidato não possua conta bancária em sua titularidade e deseje que o ressarcimento seja feito à conta bancária de terceiros, deverá fazer o requerimento de forma física, assinado com reconhecimento de firma do requerente, com indicação da conta que pretenda utilizar.

Serão aceitas solicitações de ressarcimento do requerente em conta bancária de terceiros por meio de requerimento assinado digitalmente por meio de Certificado Digital emitido no Padrão ICP-Brasil.

Investigação

A IPPEC é alvo de investigação por suspeita de irregularidades em um concurso público do Paraná, na cidade de Palmital. A prova ocorreria para contratação de profissionais de diversas áreas.


No entanto, o certame passou a ser investigado pelo MPPR (Ministério Público do Paraná), onde foi instaurado o inquérito civil. Isso, porque a empresa já seria investigada por problemas em outros processos seletivos.

O concurso foi suspenso em dezembro de 2023.