Boletim da Fiocruz demonstra probabilidade de queda de casos de SRAG em Campo Grande
Nos estados do Norte e Nordeste, estudo aponta o rinovírus como principal causador de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos
Osvaldo Sato –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Boletim InfoGripe da Fiocruz referente à Semana Epidemiológica 46 (10 a 16 de novembro) destaca o rinovírus como principal causador de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente no Norte e Nordeste, enquanto a Covid-19 prevalece entre idosos. Apesar dos alertas, as hospitalizações por SRAG mostram tendência de queda ou estabilidade na maioria dos estados.
Em análise do estado de Mato Grosso do Sul e também da capital, Campo Grande, de forma específica, os dados da Fiocruz demonstram probabilidade de queda de casos, tanto no curto prazo (três semanas) como no longo prazo (últimas seis semanas).
De outro modo, seis estados registram aumento nos casos de SRAG: Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro e Roraima, com sinais de desaceleração em algumas regiões. Entre as capitais, sete apresentam crescimento nos casos, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Nas últimas quatro semanas, rinovírus (40,1%) e Sars-CoV-2 (23,7%) lideram entre os casos positivos, enquanto entre os óbitos, a Covid-19 representa 57,1%. Em 2024, foram notificados 158.788 casos de SRAG, com 46,7% positivos para vírus respiratórios, sendo rinovírus (26,2%) e VSR (35,3%) os mais prevalentes.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, Tatiana Portella, sinaliza que apesar do alerta relacionado ao rinovírus e a Covid-19 em alguns estados e faixas etárias, as hospitalizações associadas a ambos os vírus estão em tendência de queda ou estabilidade na maior parte do país.
“Nessa última atualização do Boletim InfoGripe a gente observa uma redução dos novos casos de SRAG no agregado nacional e também de redução ou estabilidade dos casos de SRAG na maioria dos estados no país”, afirmou Tatiana. (Com informações da Fiocruz)
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Dólar volta a superar R$ 5,80 em novembro com desconforto fiscal e exterior
O real sofreu com a escalada da moeda americana no exterior
VÍDEO: abordagem com tiros de advertência termina com presos na Nasser
Dois indivíduos estavam em uma Ford Fiesta na citada rua, que é sem saída
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.