A caminho de Londres, na Inglaterra, um voo com pelo menos 14 estudantes do Colégio Harmonia Bilíngue, de Campo Grande, realizou um pouso não programado em Porto, Portugal, na manhã dessa quarta-feira (27). Duas coordenadoras pedagógicas estariam acompanhando os jovens.

Os estudantes participam da BEO (British English Olympics), no Reino Unido, a maior competição mundial entre escolas bilíngues de países que ensinam a Língua Inglesa como língua estrangeira, que começa nesta quinta-feira (28).

“Esta é uma olimpíada acadêmica, no qual os estudantes desenvolvem modalidades de projetos que envolvem muitas habilidades e competência linguística”, segundo publicou a instituição em seu Instagram.

Além de , estudantes de outros estados brasileiros também estariam a caminho da competição. Após 10 meses de preparação para a BEO, o pouso não programado deve ter deixado os estudantes surpresos e preocupados. 

Conforme a Latam, o voo saiu de Guarulhos (SP) com destino a Londres e precisou pousar em solo português às 9h29, horário de Mato Grosso do Sul, de quarta-feira (27). 

“A LATAM Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos – Londres/Heathrow) precisou pousar no aeroporto do Porto (Portugal), às 10h29 (hora Brasil) desta quarta-feira (27/3), devido à necessidade de manutenção não programada da aeronave. O pouso na cidade portuguesa foi realizado em completa segurança”, informou, em nota.

Em decorrência do pouso não programado, um outro voo da mesma rota precisou ser cancelado. A companhia reforçou que não se trata de pouso emergencial e sim, pouso não programado, porém lamentou os transtornos causados. 

 “A LATAM lamenta os transtornos causados e está prestando toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados em outros voos para seus destinos. A companhia reforça ainda que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos. IMPORTANTE: não se trata de pouso de emergência e sim de um pouso não programado”, conclui.

O Jornal Midiamax acionou o Colégio Harmonia para saber qual o posicionamento da instituição em relação aos estudantes e o pouso, via e-mail e telefone, porém, até a publicação da reportagem não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.