Jovem de 20 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (05), em , a 291 quilômetros de Campo Grande, depois de ser flagrado com tabletes de maconha durante a Operação Rota Vigiada, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) para desarticular organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região do Conesul do estado.

 Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, a equipe de Força Tática localizou um simulacro de arma de fogo e quatro tabletes de maconha em uma residência na Rua Otacílio Lopes Da Piedade, no Bairro Itapoá. No local foi preso o rapaz, que era dono da droga. Os tabletes somaram aproximadamente 400 gramas.  O rapaz foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante.

A operação foi realizada para cumprimento de quatro mandados de preventiva e 19 de busca e apreensão.  As  ordens foram expedidas pelo Poder Judiciário da comarca de Fátima do Sul. Durante as investigações realizadas Gaeco, que tiveram início em fevereiro deste ano, ficou demonstrado que a em questão possui estrutura voltada principalmente ao , com divisão de tarefas, contendo motoristas, batedores e grande número de olheiros envolvidos no monitoramento das estradas quanto à fiscalização policial, para a garantia do sucesso dos carregamentos das cargas ilícitas de entorpecentes. 

 Durante o período de investigações, foram apreendidos cerca de 4,7 toneladas de entorpecentes. Dentre os alvos de prisão preventiva nas cidades de Naviraí e Três Lagoas, encontra-se o líder da organização e demais coordenadores do grupo.  

Durante a manhã, foram efetuadas apreensões de entorpecentes como maconha, materiais para a embalagem de drogas, dinheiro e, também, grande quantidade de lâminas de cheque. Houve, ainda a apreensão de três veículos. Foram cumpridos dezenove mandados de busca e apreensão nos municípios de Fátima do Sul, Naviraí, Itaquiraí e Ivinhema.

 A Operação Rota Vigiada contou com o apoio de equipes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira ), do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do Batalhão de Choque, da Força Tática de Nova Andradina (8º Batalhão de Polícia Militar) e da Polícia Rodoviária Estadual.